recent posts

Pesquisando corsets e priorizando PREÇO? Não faça esta BURRADA!

Muitas vezes na vontade de AJUDAR a pessoa acaba mais atrapalhando mais do que ajudando. Direi o motivo logo mais...

Quando uma pessoa decide começar o Tight Lacing e buscar um corset para si ela tem que transcender o que está sugerido numa lista de um grupo ou até mesmo de um blog, eu SEMPRE bati nesta tecla nos grupos que participo, acho muito mais interessante você adquirir conhecimento sobre uma coisa ANTES de consumi-la do que seguir a "boiada" que fala, COMPRE X ou COMPRE Y e detalhe, sou publicitária - rs.


A procura de um corset não deve ser encarada como uma ida no centrão da cidade em busca de uma lojinha que vende camisetinha podrinha a baciada. Nem a pesquisa de um corset para prática do Tight Lacing colocada numa tabela como se estivesse pesquisando uma LATA DE TOMATE X, onde no supermercado A custa B e no supermercado Y custa Z.

Para o empresário também nunca foi interessante ter o PREÇO como diferencial competitivo, a não ser que ele queira focar um público mais desprovido financeiramente e mesmo assim tem seus contras. Quando se trata de um produto feito artesanalmente, sob medida e que mexe com a saúde alheia... hmmm... se pensar bem, se apegar a preço quando falamos de corset não é bom nem pro lado da grife quanto mais do lado do consumidor. Por incrível que pareça, falo porque tem gente que não acredita nisso, o material usado em um corset pode influenciar SIM o preço final dele, sua qualidade e DURABILIDADE(lógico existe outros itens que devem ser colocados na ponta do lápis para definir o valor de um produto)

Se você NÃO está numa situação financeira favorável, lembre-se da palavra, PRIORIDADE. A estética é um item que você pode deixar para depois, neste meio tempo LEIA sobre o Tight Lacing sobre a estrutura do corset tenha curiosidade de saber como eles são confeccionados, e tudo mais que encontrará neste blog. Enquanto isso você pode juntar uma grana, mas JAMAIS compre algo apenas porque você acha que o preço dele é barato.

compra consciente e prioridades

ENTÃO VOCÊ QUER DIZER QUE SÓ O QUE É CARO É BOM?

NÃOOOOOOO! O que quero dizer é pra você APRENDER do que se trata, sobre o que você vai comprar e compreender o motivo pelo qual o produto é aquele preço e se aquele preço está ligado ao uso de um material não muito bom ou mesmo um material que não tem uma durabilidade boa numa peça que sofrerá tração constante devido ao aperto diário. Lembre-se, estamos na era da OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.

Eu evito AO MÁXIMO falar compre grife X ou Y, eu falo: tenho corsets da grife X e Y MAS se você quiser tem outras, tem uma listinha aqui no blog que fiz lá em 2008 e vira e mexe atualizo, MAS ANTES de comprar, leia isso e isso aqui...

Usando um techo do texto da Natalia Marçon pubicado no grupo Tight Lacing e Fitness: "Sinceramente acho barato um corset de 350 ~ 450 reais e sim você encontra bons corsets nessa faixa, porém serão modelos bem simples, mas suficientes para a prática", corsets estes que se você tiver cuidado podem durar ANOS, eu mesma tenho corset com agora 11 aninhos de idade, mandei reformar uma vez, em 2008, e está INTEIRO (veja aqui).

Eu gosto de compartilhar conteúdo que AGREGUE o CONHECIMENTO, para a pessoa SOZINHA TOMAR UMA DECISÃO, e acredite, o material que reúno neste blog desde 2005, se a pessoa ler de verdade, ela conseguirá fazer isso com a MAIOR TRANQUILIDADE. E não pense que eu faço isso apenas com assuntos ligados ao TL, faço isso com QUALQUER coisa, até as que envolvem meu trabalho.

Nestas de membros que não tem muito conhecimento querendo ajudar as demais (já rolou o caso da tabela errada de seasoning x abs , já rolou o caso da entendida da prancha, o caso da lenda dos corset com ancas), eis que surge uma tabela de GRIFES x MODELOS x PREÇOS.

minha cara quando vi a tabela

A tabela foi feita em excel e a pessoa printou a imagem da tabela, fez um breve texto de descrição e jogou as imagens nos grupos de Tight Lacing no Facebook.

A intenção foi excelente, aliás, senão me falha a memória é a segunda vez que vejo uma pessoa fazer o mesmo, mas não pensar nas consequências do que foi feito, nos efeitos colaterais que isso traz, colocando os prints deste tipo de tabela, assim jogado ao léu na internet é um pouco falta de responsabilidade e bom senso. Direi os motivos...

1. Os prints (imagem da tabela) não tinham data da pesquisa;

2. Se as grifes fizerem reajustes de preços as imagens dos prints estarão desatualizados;

3. Se uma grife tiver um lançamento recente de uma modelagem melhor ou alterar sua modelagem (uma evolução natural, muitas grifes com o tempo vão aperfeiçoando seus trabalhos) os prints estarão desatualizados;

4. Algumas corsetmakers indicadas ficaram de fora, então, quem fez a tabela fez um novo print incluindo a corsetmaker mas não deletou o anterior sem a corsetmaker esquecida (mas nisso o print anterior já tinha se espalhado antes, afinal, estamos na internet tudo voa em questão de segundos, ainda mais quando falamos de imagem)

5. São prints, oras, não tem como editar ¯\_(ツ)_/¯ ;

6. Apesar da tabela estar em ordem alfabética, já é notório pelo comportamento dos membros atuais que povoam os grupos do Facebook, ainda mais as novatas, que o PREÇO infelizmente ainda é o que determina a decisão dele de comprar na grife X ou Y;

7. A descrição de cada corset está falha, quem fez a pesquisa se limitou APENAS em colocar o que tinha descrito no site da grife, se ela não encontrava nada, não colocava nada, não houve NENHUMA preocupação em agregar mais informações relevantes ao modelo apresentado;

9. Não há detalhes como tempo de mercado e porte da grife, dois pontos que influenciam também no preço/valor do produto (afinal empresas de grande porte tem mais funcionários, pagam muitos mais impostos do que uma micro empresária ou alguém que não tem nem empresa aberta, costura em seu próprio quarto e ainda é responsável pelo atendimento e despacho das peças confeccionadas);

9. A descrição dos prints estava fora deles, em texto na publicação criada nos grupos, onde a autora no final escreveu : "espero que leiam o post fixo...", ou seja, se alguém tiver acesso apenas aos prints OBVIAMENTE não vai ler nenhum tópico fixo. (estamos na internet e imagens se espalham como pólvora)

10. Preguicinhas existem em todo lugar, não é porque você fala para pessoa para ler o tópico fixo que ela lerá, e mais, você não sabe se ela vai compreender tudo aquilo que leu.

A preguicinha vai naquilo que já esta na cara, fácil, em migalhas, igual quando a mãe preguiça dava de mamar na boca dela... sim, tem gente que acha que pensar cansa e ler da trabalho, outras não tem culpa, eu sei, elas não tem uma base educacional bacana (neste Brasil que a educação é uma porcaria) para entender aquilo que leu.

TÓPICO FIXO?? Xiii, tem coisa demais pra ler! TO FORA! Deixa ver aqui o mais baratim na tabelinha meia boca!

Pois bem, quando comentei sobre a tabela com a autora dela colocando algum destes pontos que mencionei acima, na intenção mesmo de dar um outro ponto de vista sobre a situação, a resposta foi mais ou menos assim no final :

....rezo para que todas LEIAM O POST FIXO antes...

Pois é! DEUS também tem suas prioridades e largar a responsabilidade no coitado também é sacanagem. A gente pode dar uma forcinha pra não contribuir para que outras não façam bobagem, né? ;)

Desse jeito não dou conta não!

Se algo parecido não foi feito em mais de 10 anos de Tight Lacing no Brasil, tenha certeza que não foi porque:  "COMO NINGUÉM PENSOU NISSO ANTES?!"

Pode ser que já foi pensado, mas as CONSEQUÊNCIAS de colocar isso de forma aberta, pública e superficial foram bem pensadas, e no final o feito NÃO AJUDARIA NADA A AGREGAR CONHECIMENTO em quem se propõe a fazer o Tight Lacing, uma prática que pode prejudicar a saúde da pessoa se não for feita da maneira correta (leia mais aqui).

AH! e não queira colocar a responsabilidade num terceiro novamente falando que as grifes tem obrigação de explicar sobre o Tight Lacing e todos os seus detalhes, NÃO SE AGARRE NISSO! Num mundo paralelo isso deve acontecer. Seria lindo e o ideal, mas conta-se nos dedos as grifes que tem tal preocupação. E isso fica BEM CLARO justamente quando você percebe no tanto que aumentou o número de pessoas usando os grupos de Tight Lacing como SAC de grifes, isso já mostra MUITO BEM que o atendimento das grifes não está satisfatório. Estas pessoas recorrem a ESTRANHOS numa rede social achando que eles tem mais conhecimento que ela para sanar suas dúvidas. As pessoas querem as respostas AGORA, HOJE e JÁ! Elas não esperaram, elas não querem ler, aprender, entender, imagine uma criatura já com este tipo de perfil com uma tabelinha feita bem mais ou menos jogada ao léu num grupo de Tight Lacing?

ENTÃO IRIS,  SUA GROSSA, METIDA A SABICHONA, QUE NEM É MODERADORA E DONA DE GRUPO, COITADA, VOLTA PRO MOBRAL, VOCÊ NÃO SABE USAR VÍRGULA! SÓ O QUE VOCÊ PUBLICA ESTÁ CERTO? (já li isso vindo pro meu lado - hahahahhhaha - ahhhhh, estes juvenis! - rs)

NÃOOOOOOO!
 Nem disse isso! O que quero dizer é que se você se propõe a fazer algo e PRINCIPALMENTE algo que mexe com a saúde alheia, tenha mais cuidado, se você quer fazer algo para ajudar e colocar isso de maneira pública (na internet), PENSE em TUDO!

Se você tem mais conhecimento sobre aquilo COMPLETE mais as coisas, não se restrinja apenas com aquilo que está no site da grife, se não está escrito, é simples, mande um email para grife e ESPERE o retorno, muitas vezes demoram, mas sempre respondem.

Opa, caiu na real e viu que o que fez foi bobagem? A coisa realmente tá capenga você poderia ter feito bem melhor? DELETE ENQUANTO É TEMPO! Repense o que fez, veja uma forma melhor para passar a informação pra frente, tenha COMPROMETIMENTO e RESPONSABILIDADE com aquilo, não é fazer algo jogar ao léu, ajoelhar e rezar. Cadê o BOM SENSO?

É a saúde dos outros que está em jogo, e não só saúde, é o bolso, é a esperança que ela põe em uma peça para que resolva algo que ela não está contente com o próprio corpo, onde muitas delas - diga-se de passagem - não tem nem nada para resolver. Viu como uma coisinha de nada, se pensar bem, envolve INÚMERAS coisas? TUDO que é colocado na internet é potencializado, TUDO! E certeza que devem ter outras coisas que nem pensei ainda...

AH! e sobre o restante :D A Era das donas e moderadoras de grupo terem pleno conhecimento do assunto, isso ficou nos primórdios do Orkut. Ter grupo ou uma comunidade na internet NÃO SIGNIFICA NADA!

Já tive grupos (não de TL) com mais de 100mil profissionais e estudantes, moderei antigamente inúmeros grupos, comunidades e fóruns de vários assuntos que tinha pleno conhecimento ou que queria aprimorar meus conhecimentos, como também de TL e isso NÃO QUER DIZER NADA!

Ser dona de grupo ou moderadora de um, NÃO É STATUS PARA NINGUÉM, a não ser pra quem tem cabeça pequena e usa o status de dona de grupo em rede social para mostrar que tem alguma importância/relevância na "vida" ;) e saiba que muitas donas e moderadoras de grupo consultam BASTANTE meu blog e me consultam em off antes de escrever algo ¯\_(ツ)_/¯

OK, IRIS DIFERENTONA, METIDA A SABIDONA! ONDE EU ENCONTRO MAIS TEXTOS SOBRE CORSET, SUA ESTRUTURA E TUDO MAIS?

Fiz uma lista de tópicos bem interessantes para quem busca saber mais sobre a estrutura de um corset, ou mesmo para aquela que quer entender porque motivo aquele corset é mais barato. Será que é o material que é mais ou menos ou porque a grife não tem empresa aberta ainda nem muitos funcionários?

Leia cada um deles com calma, o assunto é denso, mas garanto que é super interessante:

• Pesquisando corsets e priorizando PRAZO? Não faça esta BURRADA!

Na escolha da sua corsetmaker...: tem umas diquinhas de OURO bem detalhadas, tais como: pesquisar reclamações das grifes no google e nos grupos, evitar escolha de grifes onde só disponibilizam fotos de corsets em almofadas (fazer cintura em almofada é fácil), quantidade de barbatanas (corset baratim com barbatana bem fininha entre os paineis), fita de zinco, evitar corset de zíper e colchetes (busks são mais propriados e foram criados para ser usados em corsets)...

• Anatomia de um corset, estrutura e nomes
• Underbust x Waist Cincher. Qual escolher?
• Underbust comum x Underbust 18 painéis
• A lenda urbana dos corsets com ancas
• VIDEO: Corset fashion ou Tight Lacing... Como escolher?

TECIDO: Tela de algodão x Tela de Poliéster
• TECIDO: Gabardine ou Sarja
• Tecido enrugado, o efeito muffin...

• Por que a cintura do meu corset não ficou vincada igual da colega do grupo?
Modelos e Modelagens são coisas diferentes
• CURIOSIDADE: Decotes, modelos e afins

Corset x Corselet
• Cuidado com falsos corsets
Reduções irresponsáveis nas medidas do tórax e bacia
A saga das reduções irresponsáveis
• Você vê corsets estranhos com que frequência? O tempo todo!
• Corset puxadinho
Bico no corset
Corsets com busk torto

• Sobre as listas de recomendações de corsetmakers
 Caçadoras de promoção de corsets nas redes sociais

• Como fazer um Ribbon Corset 
• Como fazer um Underbust básico de Coutil com duas camadas 
• Como fazer um Waist Cincher (Ribbon) - Parte 1 / Parte 2
• Um pouco da historia do Ribbon Corset
• Diversos tutoriais de como fazer um corset por Sidney Eillen
Barbatanas
Busks

• DESAFIO 52 SEMANAS: Faça um cofrinho e compre seu corset

Estes são os tópicos aqui do blog que acho interessantes para você ler e ter uma visão geral sobre a construção de um corset, sobre os materiais envolvidos e etc. Isso não te limita a ir além destes tópicos, você pode muito bem fazer sua pesquisa e até perguntar para as corsetmakers coisas que estão ligadas diretamente a confecção, a modelagem, tenho certeza que elas ficarão até contentes com este tipo de pergunta, pois hoje em dia não é muito corriqueiro, em épocas de orkut a gente era bem mais interessada.

PARA SIMPLIFICAR: Se você não quer ler nada e entender como é um corset, entre em contato com a sua corsetmaker, envie suas fotos - frente / lado e costas - pergunte para ela qual seria o modelo ideial para seu biotipo e suas necessidade e pronto só aguardar a resposta e dai em diante vocês podem trocar uma ideia e definir o que é melhor para você.

Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.


Pesquisando corsets e priorizando PREÇO? Não faça esta BURRADA! Pesquisando corsets e priorizando PREÇO? Não faça esta BURRADA! Reviewed by Iris on Rating: 5
Tecnologia do Blogger.