recent posts

Seasoning ou Break-In Period, a importância de "pegar leve" no inicio do Tight Lacing


Olá pessoal ;) seguinte, algumas informações que são importantes para o TL muitas vezes ficam dispersas no meio dos textos já publicados aqui no blog é mesmo no meio de comentários nos grupos de TL nas redes sociais. Por este motivo achei legal trazer esta info "separada" pra cá pois soube que em certos grupos de TL no Facebook a mulherada fala pras novatas "atocharem" o corset no "talo" logo no inicio e a coisa não pode ser por aí.

Você escolhe finalmente uma profissional para fazer o seu corset sob medida (veja lista aqui), recebe a peça, conseguiu colocar mas E AGORA?

Pois bem, logo de início é recomendado colocar o corset não muito apertado, o iniício é a hora que você vai permitir que seu corpo se acostume com o corset e o corset ao seu corpo.

Assim que colocar seu corset pela primeira vez deixe folgado e fique por algumas horas uns 30-45 minutos, depois disso aperte um pouco mais, UM POUCO e assim fique 3-4 horas com o corset nas primeiras - digamos - 2 semanas. Nas semanas seguintes acrescente 1 hora cada semana que entra e aperte mais um pouco seu corset a cada semana.

Tem MUITA menina que diz que não "sente nada" ao apertar o corset e já coloca no TALO e fica  8-12 horas com o corset logo no início... acontece que eu já vi MUITA menina em grupos depois de uma duas semanas reclamando de fortes dores ou nas costas ou em outros pontos do tronco, quando elas vão detalhar o que fizeram, é batata!

Fazendo estas pequenas etapas além de evitar uma possível surpresa dolorosa no futuro, seu corset também vai "moldar" melhor ao seu corpo, e com isso fica bem mais confortável com o passar do tempo. Respeite o tempo do SEU corpo! Fique atenta a qualquer sinal de dor. Doeu? Afrouxe o corset.

É interessante que estas etapas de adaptação do corpo ao corset e do corset ao seu corpo sejam feitas com TODO corset novo que compre ok :) Se faz muuuuuito tempo atrás que usou corset e quer começar de novo, comece do zero, faça o seasoning.

Pegue leve no seu treino! TL exige paciência, não é da noite pro dia que milagrosamente você terá uma curva na cintura e como SEMPRE DIGO, o que vem rápido vai rápido. Normalmente as meninas que perdem medidas da circunferência da cintura muito rápido quando fazem TL tem que ficar um período maior com ele para que as medidas se estabilizem. Normalmente após você atingir seu objetivo (nas medidas sem o corset) você tem que usar corset por ainda mais UM ANO até as medidas se estabilizarem. (+ alguns detalhes sobre isso, clique aqui)

Portanto "DANIEL SAN" (rs), o TL exige disciplina e uma paciência de Jó ;) não pule etapas, pois a única pessoa que vai se prejudicar é você mesma!

Se você quiser saber mais detalhes sobre o Seasoning que também é chamado de Break-In Period Corset, ai vão uns links:


Bom, digitando "seasoning corset" ou "breakin corset" num site de busca qualquer, vai achar bastante coisa pela net (maioria em inglês) e basicamente são os passos que dei acima (que resumi bem, tá gente - rs)

Tenha em mente que a maioria das gringas que fazem TL não costumam praticar exercícios abdominais e lombares, mas saliento, você TEM que fazê-los ok, clique aqui para saber mais ;)


[ update ] Já faz um tempo que isso foi publicado no grupo Tight Lacing Brasil no Facebook, mas demorei pra trazer pra cá. A Kelly - admin do grupo Tight Lacing e Fitness no Facebook, encontrou, em meados de Junho de 2015,  um cronograma para quem quer iniciar o TL, que dá uma noção de como começar, pois tem gente que não entende quando a gente fala para começar com poucas horas por dia e ir aumentando. Não tenha pressa no início do treino, de preferência para a saúde e para a adaptação, é realmente importante para o conforto e durabilidade da peça. São apenas os 21 primeiros dias de um treino que vai acompanhar vocês por pelo menos 1 ano e que vai mudar definitivamente o corpo.

Este cronograma é um SUGESTÃO ok! Eu, quando comecei no TL, aumentava o tempo e o aperto POR SEMANA e não por dia. Outra coisa que acho uma BOBAGEM é ficar mais de 8 horas com corset, a vida é muito curta pra passá-la o dia todo, todo dia usando corset :D (leia mais aqui) MAS cada um é cada um, não é mesmo?! ;)

Vamos a tabela:

TABELA VERSÃO 2: Refiz a tabela, a anterior excedia em 1h do que é considerado um período de TL saudável (8hs). Como as pessoas tiveram acesso apenas a imagem da tabela que foi divulgada pelas redes, elas não tiveram acesso a info que passei em texto no neste tópico, então achei melhor refazer.

EXERCÍCIOS


DEVEM SER FEITOS TODO DIA, SIM TODO DIA! E PARE COM MIMIMI, cansei de ler mimimi sobre exercicos...

300 abs + 150 lombar é o que é indicado geralmente (não consegue fazer de uma vez? divida o numero durante o dia, exemplo: 100 abs, 3x ao dia // para as "loucas do corset" também é indicado os exercícios de kegel). Na lateral do blog você acha mais detalhes e sugestão de exercícios.

"Ai meu fessor da cadimia disse que tem que descansar pq o músculo blbalba...” seu fessor não sabe que o corset imobiliza o tronco e o corset fará a função do seu músculo de sustentar o peso do tronco, por isso seu músculo precisa se mexer e muito, justamente porque você vai passar periodos longos do dia sem movê-lo e sem função. (clique aqui, bem no final do post tem um print sobre o assunto)

Outro conselho, se você nunca fez abdominais na vida enquanto estiver esperando seu corset chegar em casa para começar o TL, já comece com os exercícios, assim quando ele chegar você estará  com o abdômen e lombar no jeito e acostumada aos exercícios.

A quantidade de exercícios deve ser feita INDEPENDENTE do número de horas que ficará com o corset, depois não diga que não avisei! Mais detalhes sobre exercícios no TL, clique aqui.

PARA COMPLETAR


• Tira e põe na hora do almoço / fracionar demais as horas que fica com o corset
• Fique de olho na sua postura mesmo usando corset
VIDEO: Dicas para um TL saudável - video da Mani - fisioterapeuta e trabalhou muitos anos com a Sher

ALERTA - TABELA ERRADA DE SEASONING


TABELA ERRADA, EVITE COMPARTILHAR - ORIGINAL FEITA POR UMA MOÇA QUE MAL TINHA COMEÇADO O TL E DISTRIBUIDA PELA MESMA NUM MONTE DE GRUPO

CUIDADO
com uma tabela que foi feita (em meados de Outubro de 2015) por um membro de um grupo sem muito conhecimento, que infelizmente na intenção de ajudar acabou propagando informações erradas. Agora INFELIZMENTE outra pessoa que faz parte de um grupo imenso reproduziu a mesma tabela errada feita por uma pessoa que nem conhecimento tinha nem em Tight Lacing e está disseminando esta joça!

  • ERRO 1 - QUANTIDADE DE EXERCÍCIOS POR HORA DE USO DO CORSET

A quantidade dos exercícios indicados para a pratica do TL (300abs e 150lombar) é INDEPENDENTE do número de horas que se usa o corset, inclusive no período de seasoning. APENAS para pessoas que usam o corset por um período de MAIS DE 8 horas a quantidade de 300abs + 150 lombar AUMENTA. (8hs período suficiente para ter resultados e fazer um tl de forma saudável) Para tight lacers mais hardcore além dos indicados normalmente, os exercícios de KEGEL também são recomendados (no final deste post tem detalhes sobre, clique aqui).

Caso seja sedentária, recomendo que ANTES de chegar o corset comece aos poucos os exercícios, assim quando a peça chegar você já estará fazendo as quantidades necessárias.

Logo que a tal tabela surgiu em 2015 consultei alguns corsetmakers em off e além da Sher a conclusão foi unânime, o ideal é que a pessoa já esteja com os músculos fortalecidos ANTES de começar a usar a peça e iniciar o TL. Fica o registro do print dela, já que o pessoal só acredita quando tem o avatar da Sher junto da informação :)

Infelizmente não printei, mas houve um caso que um ortopedista falou pra moça que ela tinha os músculos enfraquecidos, era algo dela já, e que era bom ela fortalecer ANTES de inventar de fazer o Tight Lacing. A ideia é justamente esta, O IDEAL é que a pessoa já esteja com a musculatura fortalecida para começar o Tight Lacing e por isso que muitas (inclusive as próprias corsetmakers) aconselham que assim que fizer a encomenda do corset começar AOS POUCOS os exercícios, assim quando o corset chegar já estará craque.

Não precisa fazer toda quantidade recomendada de uma vez (meio óbvio isso), você pode DIVIDIR a quantidade durante o dia- ex: 100 de manha / 100 a tarde / 100 a noite e que trabalhaem todo o tronco. O importante é fazer! mais detalhes, clique aqui, inclusive tem uma sugestão básica de exercicios no final.

  • ERRO 2 - REDUÇÃO DE 5CM

Infelizmente da forma que foi colocada causa várias interpretações:

- Para apertar 5cm por semana? (NÃO)
- Vai reduzir 5cm por semana? (NÃO)
- Não pode apertar mais que 5cm durante este período do seasoning? (SIM)

O corset é apenas colocado JUNTO ao corpo no período do Seasoning, o aperto é pouco, lento, gradual e sem exageros. A partir do momento que você colocou o corset no corpo ele já ficará imobilizado fazendo o papel do seu tronco, portanto, fortaleça-o já antes de usá-lo, ainda mais se você for do time das sedentárias.

**A tabela original é de uma grife americana, e sabemos o quanto as tight lacers gringas não são muito cuidadosas com a saúde quando fazem o Tight Lacing. O que elas querem é apenas se espremer o máximo que aguentam dentro de um corset, portanto não há cabimento impor para que alguém logo de cara se aperte -5cm.
Tabela divulgada pelo grupo no Facebook - PEGARAM A TABELA FEITA POR ESTE MEMBRO SEM EXPERIÊNCIA NO TL TÃO POUCO EM EXERCÍCIOS FÍSICOS, REFIZERAM E DIVULGAM PARA OS MEMBROS - ÇIMMM TÁ SERTO!

Evitem propagar esta tabela nos grupos nas redes sociais. Seja mais atenta as informações que compartilha!

Usar do argumento "segui esta tabela e deu certo" quando já apareceu casos em outro grupo de pessoas que a seguiram e durante o seasoning apresentaram dores por não estar com os músculos devidamente fortalecidos, quando as próprias corsetmakers há anos falam da necessidade disso, é no mínimo ter uma visão muito superficial e extremamente limitada do todo do Tight Lacing, e o que acho pior, olhar pro próprio umbigo e desconsiderar todo o resto.

UPDATE


29/03/16 - Mais sobre o Seasoning, vindo do site da Ferrer Corsets



26/11/16 - Inacreditável como as pessoas são MENTIROSAS, precisa ter colega minha printando e me mandando pra mostrar admin/assistente de grife mentindo nas informações das quais passo neste blog. Fica o registro para que não se repita a pataquada:

Após meu alerta passou uns bonssss dias e a tabela rosa da moça no tópico que ela tinha criado foi deletado e sempre que surgia algm falando dela a admin apagava, mas a tabela começou a povoar o grupo de forma absurda que ninguém entendia o porque foi quando fui "obrigada" a criar um post (março/16) no grupo com o alerta devido a quantidade de pessoas com esta tabela em mãos. nem com print com corsetmaker endossando a informação elas deletam a tal tabela.
A propósito, tem que ter uma mente muito rasa pra achar que o que publiquei é um simples "falar mal", "tem que testar", "se não tenta não crucifica". É de cair o queixo, pra não falar outra coisa - quando até corsetmaker com uma bagagem absurda sobre o assunto fala (há anos) que o ideal é estar com a musculatura trabalhada (fortalecida) logo que se inicia o TL (e o seasoning já é parte do TL) e pior, ir na onda da outra que quando rolou a coisa não estava nem sabendo o que eu estava falando em off com a admin e dona do grupo.

E isso vindo de admin / assistente de grife e dai as mais tolinhas acham que admin sabe tudo que está por dentro e sabe o que está falando, afinal ela é admin (UAU), e assim uma nova lenda surge... Patético!!!

(e quando se menos espera...) resposta da admin / assistente de grife do comentario que fiz (da imagem acima)

Hipocrisia é uma M, diz aí! :D enfim, recado dado, recebido, comentário apagado e pessoas devidamente bloqueadas ;)
Primeira vez que a tabela ORIGINAL (sem alterações feitas por quem mal sabia o que era TL) foi publicada em um grupo de TL ;)  e, OUTUBRO de 2015 no GRUPO TIGHT LACING BRASIL e GRUPO TIGHT LACING E FITNESS no Facebook.

30/11/17 - Imagens do grupo Tight Lacing Brasil feita toda bonitinha pra você guardar ;)


www.facebook.com/groups/tightlacingbrasil/


09/12/17 - Tenho que deixar isso registrado.

Bom, lembram grupo que fazia questão de divulgar pra Deus e o mundo a tabela que alertei no meio deste tópico? Pois bem. me enviaram um print onde uma pessoa pegou em algum lugar a tal tabela perguntando se podia segui-lá e uma moderadora escreveu algo como:

" Não utilizamos mais este cronograma com quantidade de exercícios por hora..."

Demorou hein gente!! Antes tarde do que nunca! 👏 🙏  Espero que não seja uma info isolada que veio apenas desta moderadora, acredito que não. AMÉM!!

03/06/18 - Só hoje vi este vídeo bemmmm explicadinho da Lucy, fica aí como curiosidade

Seasoning ou Break-In Period, a importância de "pegar leve" no inicio do Tight Lacing Seasoning ou Break-In Period, a importância de "pegar leve" no inicio do Tight Lacing Reviewed by Iris on Rating: 5

5 comentários:

  1. Não considero a tabela que divulgamos no nosso grupo como errada. Ela não é regra, é sugestão para quem está começando e não consegue fazer as 300 abs de cara. Sempre enfatizamos a obrigatoriedade das 300 abs. Deixamos a critério de quem vai começar se faz 300 ou vai se habituando até alcançar as 300. Eu mesma seguia essa tabela no meu seansoning e não morri. To aqui vivinha e sem dor la lombar. Porque eu faço religiosamente os exercícios do treino quotidiano. O seasoning tb não é obrigatório, é apenas um conselho. Segue quem quiser. A única coisa que faço questão de falar em obrigatoriedade são os 300 abs e os 150 para lombar durante o treino pra valer.

    ResponderExcluir
  2. Logico seria estranho vc considerar errada e continuar divulgad=ndo né dã:D Sua tabela é uma sugestão que foi montada por quem nem sabia de TL direito Layana :) que perguntou pra Kelly da TL e FIT num papo em off se esta ok e a Kelly nem entrou muito em detalhes e a menina do nada fez a tabela e espalhou pra todos os cantos e VC passou para frente algo que foi montado por quem nem sabia ao certo do TL. Sacou o drama de como surgiu esta tabela e como vc sem saber passou algo feito nas coxas pra frente? Sentiu o drama?


    E desculpe, argumentar que "nao morreu" por seguir a tabela e pq nao aconteceu nada com vc nao acontecerá com outros? Seja um pouco mais prudente ao menos, sei que vc nao é tão juvenil assim pra ter um pensamento limitado como este. Não estamos tratando de óbito e sim de pessoas que podem interpretar de forma errada a tabela e achar que só pq faz apenas 3 horas de TL devem fazer por toda a vida esta quantidade de abdominais, se vc nao sacou este detalhe sinto muito, achei que tivesse sido clara no texto. Se mesmo com isso que falei você não entendeu, paciência ¯\_(ツ)_/¯

    ps.: um detalhe, a obrigatoriedade que vc diz que fala quando é "para valer" NAO ESTA NA SUA TABELA, e sim, apenas em TEXTO SOLTO, o que roda por ai é apenas a imagem da tabela e nao o texto que acompanha ela, tenha isso BEM em mente.

    ResponderExcluir
  3. ** apenas para completar e fica o aviso, vi apenas hoje, Layana começou o TL dela em 2015 :) portanto, apesar de rotular a si mesma como "veterana" no TL (vi a pérola agora há pouco) e dando dicas através de txt e videos pela net com coisas muitas copiadas, inclusive deste blog, há risco de basear apesar no "super" depoimento dela "que não morreu" ao seguir a sugestão de uma a tabela da qual ela copiou de outra pessoa que mal sabia tb o que estava fazendo e espalhou de forma tão absurda vai acarretar algo na saúde futura de quem a seguir.

    Quem diz que seguiu a tabela e não morreu mal tem experiência de fato no TL :D mas que piada pronta :D

    (que pena q a turminha que cai de paraquedas em grupos de Tl tem o conceito pré concebido e acham q quem atocha o corset loucamente no corpo e tem "resultado" em pouco tempo são as que realmente sabem de TL - doce ilusão.)

    ResponderExcluir
  4. :* receber um Te amo do nada é bom!! ;) valeu Cristiana ;)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.