recent posts

Corset puxadinho

Nem sei bem como começar este texto... mas sei que terá muita informação. Bom, vamos lá começar de onde veio a ideia de criar este post.

Puxadinho nível hard

Pipocam há algum tempo por ai corsets que chamam de "adaptados" / "híbridos", cheguei a comentar algo aqui, coisas que acabam esbarrando na nomenclatura dada aos corsets e acabam confundindo bastante, sei que como envolve nomenclaturas não há como conter, mas como informar mais sobre, tem como. :)

É um waist cincher com cara de underbust normal, aqui e acolá, é um waist cincher horizontal com ancas ali (sim, ancas num modelo que tem a característica de ser e tem que ser curto nas laterais) e por aí vai...

Hoje vi uma pessoa comentando/perguntando num grupo se havia a possibilidade de fazer um underbust com painéis na horizontal. Eu "meio" que sabia a resposta mas acabei recorrendo ao Marcelo, da Ferrer Corsets, para contar um pouco sobre isso, já que esta parte histórica e de construção dos corsets, é com ele mesmo. Vamos ver a opinião dele:

Há possibilidade em fazer um underbust horizontal MAS eles geralmente ficam mais curtos, principalmente na lateral, pois a modelagem horizontal é impossível de acompanhar o formato arredondado dos flancos, impossível mesmo.

Então, esses horizontais muito longo, ou pior, com ancas, é algo que foi improvisado, não passam de uma modelagem comum disfarçada de horizontal/ribbon style.

Existe a possibilidade de fazer um horizontal e ai encaixar alguns painéis na vertical para envolver as ancas. Mas fica evidente que da crista ilíaca (osso do quadril) para baixo são painéis verticais.

Vamos aos exemplos com alguns corsets de época (mas tenha em mente que estes exemplos NÃO SÃO ADEQUADOS PARA O TIGHT LACING)



Esta é uma peça de época com a frente bem longa, mas a lateral é bem curta, pois esta modelagem SÓ FUNCIONA se for assim, poucas pessoas sabem fazer isso e fazer bem feito. Ele pode se passar por um underbust, mas como NÃO da suporte total ao tronco e tem a lateral bem curta, ele deve ser classificado como Waist Cincher ou Ribbon, e ponto.



Outro modelo de época original que é um “falso” Ribbon, ou o tal “horizontal com ancas”. Este SIM é feito todo de fitas, e é um corset Ribbon Style, mas a modelagem dele é de um underbust normal (apesar de ser uma peça de época) só que feito com fitas.

Veja que ele possui mais barbatanas na frente e da mais suporte ao tronco, ou seja, é sim um underbust, só que a corsetmaker usou fitas para fazer o corset ao invés de tecido, e assim, pôde até colocar ancas moderadas nele.


Esta é a foto de um corset de época com modelagem ribbon horizontal e com ancas ORIGINAL.

Veja bem como é a modelagem da parte de cima da peça, um ribbon horizontal curtinho, mas a corsetmaker introduziu painéis verticais na região das ancas para envolver esta parte do corpo, assim, essa peça pode ser até chamada de ribbon-longline ou ribbon com ancas, pois une as duas modelagens.

Então é mais ou menos assim, todo modelo com painéis horizontal é um underbust, por estar abaixo do busto. Mas os modelos horizontais são em geral Waist Cinchers, quando não são waist cinchers é porque foi feito um "puxadinho" (adaptaram a modelagem do under normal para o horizontal como neste ultimo exemplo), ou a corsetmaker  está "enganando" a cliente vendendo uma coisa por outra.

Por esta e outras colegas, OPTEM PELOS MODELOS BÁSICOS PARA FAZER O TIGHT LACING, UNDERBUST PRETINHO BÁSICO É VIDA COLEGA pra começar ta de ótimo tamanho :D não invente moda com quem você não tem muita certeza que manja do babado.

ps.: "Enganando" está em aspas tá gente, só explicando antes que venham as pedras. Sei que existem clientes que não conhecem muito da construção de um corset, querem desenhar os próprios e fazem verdadeiras peças "alienígenas" e a corsetmaker querendo atendê-las acaba, infelizmente (na minha opinião), fazendo o corset e o pior para que ela use para o TL.

Mas queria falar que tem que ser profissional também na hora de dizer NÃO a um cliente, afinal é sua marca que está em jogo. Pois quando a cliente postar numa rede social qualquer a foto do corset numa rede social todo desengonçado no corpo (não pela cliente não ter colocado certo, mas pela modelagem) com certeza a culpada por aquilo será você profissional e não a cliente que não é obrigada a saber sobre a arte da corsetaria.

Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.

PARA COMPLETAR


• Diferenças entre Underbusts e Waist Cinchers
• Underbust x Waist Cincher x Ribbon
Você vê corset estranhos com que frequencia? O tempo todo!

[ UPDATE ] 


06/09/15 - A Valéria, da La Sociere Corsets, publicou um comentário sobre o assunto que acho válido colocar aqui:

Na minha opinião ha restrições para modelos estilizados, tem coisa q fica legal mas ha algumas adaptações que simplesmente não funcionam na pratica, e é não pq da para fazer que fique bom, entre fazer e fica bom ha um abismo de diferença, e se a pessoa conhecer o minimo possível de historia da moda e historia dos corsets, q acho obrigatório para todo corsetmaker, ela vai entender, pois os corsets sempre acompanham a forma das roupas de cada período e por isso os formatos mudam, aí esse conhecimento deve ser somado a o minimo de conhecimento sobre anatomia humana, então mesmo sem fazer a pessoa ja vai descobrir se tal ideia rola ou não, pois querendo ou não corsets são peças históricas com diferenciações de modelos ja definidos então é necessário muito cuidado e estudo com relação a adaptações, geralmente as que mais funcionam são referentes ao formato do corpo da mulher atual.
Corset puxadinho Corset puxadinho Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.