recent posts

Isométricos devem ser usados apenas como complemento no TL

Os exercícios isométricos são conhecidos como treinamento de força estática, pois ENVOLVEM AÇÕES MUSCULARES EM QUE O COMPRIMENTO DO MÚSCULO NÃO VARIA E NÃO OCORRE NENHUM MOVIMENTO VISÍVEL NAS ARTICULAÇÕES, ou seja, ao realizar os exercícios isométricos você não faz NENHUM MOVIMENTO, você fica imóvel.

Geralmente os isométricos são usados por esportistas que precisam ter a máxima da força isométrica, luta livre, escaladas, bike, etc.

Por mais que insistam em dizer que os isotéricos aumentam a força do músculo eles não são adequados para treinamento de resistência que exigem AÇÕES DINÂMICAS, como por exemplo a corrida. É um esporte que precisa de máxima velocidade contra pouca resistência externa, para resumir, os exercícios isométricos não aumentaria a velocidade de execução, APENAS FORTALECEM OS MÚSCULOS NO ÂNGULO QUE É FORMADO.

* Os exercícios isométricos com apenas um ângulo comum não aumenta a força de forma significativa e completa por todo o movimento. Quem opta pelo treinamento de força estática (isométricos) para aumentar a força em toda a amplitude do movimento, devem ser realizados como COMPLEMENTO.

Agora vamos pro caso “da inexperiente do TL entendida de prancha” que chega nos grupos de TL no Facebook.

Em meio a voltas e mais voltas sem explicar muito, o ponto alto dos seus argumentos é que “estudos científicos provam a eficácia dos isométricos” e dai ela tenta te confrontar te perguntando: “onde tem um estudo cientifico falando que precisa fazer abs/lombar tradicionais para o TL?”.

Sim, e isso é verdade não existe estudos científicos sobre os tradicionais em relação ao TL, mas, pera aí! Estes estudos que ela tanto fala dos isométricos foram baseados em praticantes de TIGHT LACING?

E a resposta é uma só, NÃO!

Sem saber mais o que falar, já que o único ponto alto é falar de “estudos científicos”, quando você confronta a “inexperiente do TL entendida de prancha” dizendo que já viu no grupo do Facebook sobre TL que tanto você quanto ela participa, casos de pelo menos 3 pessoas que só faziam a prancha e que relataram dores nas costas, ela rebate a informação dizendo:

“o que são 3 casos num universo de 30 mil membros…”, “eu faço e nunca tive nada..” (até agora né kirida - rs)

Opa, mas lógico, como não pensei nisso? O grupo com 30 mil participantes realmente 100% deles estão lá porque fazem TL! Pra que considerar relatos de dores? Quem liga para isso? Opa, para tudo, se não aconteceu nada com ela também não vai comigo, nem agora nem daqui uns anos! Pra que seguir as dicas destas tightlacers com mais de 10 anos de experiência? Pra que seguir a dica da pioneira em confecção de corsets para TL no Brasil? Pra eu fortalecer e movimentar uma região que ficou IMOBILIZADA e com os músculos SEM FUNCÃO durante o dia basta que eu fique IMOBILIZADA de novo mas de 4 e sustente todo o peso do meu corpo por apenas uns minutos e tudo está perfeito!

Mas que coisa de “JÊNIA” pensar assim, hein?! ;)

8 horas é um período suficiente para que a pessoa tenha um treino de tight lacing saudável e que traga resultado. Pelo fato que o tronco fica IMOBILIZADO - SEM MOVIMENTO e os músculos PERDEM A FUNÇÃO DE SUSTENTAÇÃO do tronco, é recomendado que a pessoa exercite TODOS os músculos do tronco para que não corra o risco que estes músculos com o tempo ATROFIEM perdendo a capacidade de sustentação e assim você se tornar DEPENDENTE DO CORSET.

Leram bem o parágrafo acima? Pois bem, tenham isso MUITO em mente ok? Vamos fazer um breve exercício de lógica dentro de um cenário do cotidiano da maioria das tightlacers:

CENÁRIO 1


A pessoa levanta cedo, põe seu corset, vai pro trabalho e só retira quando volta para casa (ou vamos supor que ela seja mais regrada e ela tire exatamente depois de 8 horas de uso) ela chega em casa e segue a dica da “inexperiente do TL entendida de prancha”: isométrico (prancha) > fica de 4 com o corpo SEM MOVIMENTO as ARTICULAÇÕES SEM MOVIMENTO por alguns minutos, então a pessoa vai tomar banho e vai dormir, lembrando que durante o sono OS MÚSCULOS ESTÃO RELAXADOS SEM MUITO MOVIMENTO.

Para resumir a dica da “ inexperiente do TL entendida de prancha”: Se você fica com o tronco imobilizado e os músculos de sustentação dele sem função por um longo período, BASTA você ficar de 4 por uns 3 minutos e continuar com o corpo SEM MOVIMENTO forçando ele a segurar o peso de todo seu corpo e pronto, no dia seguinte basta fazer tudo de novo e vida que segue.


Agora vamos para o mesmo cenário com algumas mudanças:

CENÁRIO 2 


A pessoa levanta cedo, põe seu corset, vai pro trabalho e só retira quando volta para casa (ou vamos supor que ela seja mais regrada e ela tire exatamente depois de 8 horas de uso) ela chega em casa e segue a dica de exercícios recomendada para as tightlacers há uns bons anos: 300 abs + 150 lombar todo dia (as pessoas que não conseguem fazer tudo dividem esta quantidade ao longo do dia - leia mais aqui). Pois bem, esta pessoa faz os seguintes movimentos:

- 125 ABS TRADICIONAL: Deitada com as costas encostadas no chão, e com as pernas flexionadas, com os joelhos apontando para o teto e como os pés apoiados no chão. Ela levanta a parte superior do corpo apenas com a força dos músculos abdominais, sem ter pressa nem sem tentar encostar o peito nos joelhos flexionados

- 50 ABS OBLÍQUOS: Ela flexiona e cruza uma perna por cima da outra, apoiando a panturrilha de uma das pernas no joelho da outra. Ela envolve o braço atrás da nuca e outro estendido do lado do corpo. O braço flexionado deve estar do lado contrário da perna dobrada. Depois de estar nessa posição, ela eleva o tronco como se estivesse tentando encostar o cotovelo do braço que está flexionado no joelho da perna apoiada. (25 cada lado)

-  125 ABS INFERIOR: Sentada na cadeira ela dobra lentamente os joelhos em direção ao peito - controlando o movimento de esticar e flexionar as pernas lentamente. (lembrando que ela sabe que não tem problema na coluna e pode fazer este exercício - e sabe pois foi nos médicos assim como recomendado pra quem decide fazer TL.)

- 50 FLEXÃO DE LOMBAR SENTADA: Na cadeira, ela coloca as duas mãos na nuca e lentamente ela leva o tronco em direção ao chão e depois ela sobe lentamente.

50 FLEXÃO DE LOMBAR DEITADA: Deitada de barriga para baixo com os braços e pernas bem estendidos ela move apenas o tronco e as pernas para cima.

- 50 MEIA PONTE: Fortalece musculatura da coluna toda. Com as pernas unidas para fortalecer assoalho pélvico e adutores, ela relaxa os ombros e eleva apenas o quadril do chão e desce de volta para o chão.

** para ela não enjoar ela varia as abdominais a cada semana - com apoio ou sem apoio, mas sempre trabalhando todos os músculos do abdomen.

Depois dos exercícios feitos (que demorou uns 15/20min para executá-los) ela vai dormir, lembrando que durante o sono OS MÚSCULOS ESTÃO RELAXADOS SEM MUITO MOVIMENTO. No dia seguinte, basta fazer tudo de novo e vida que segue.

Diante destes dois cenários, responda:


- Qual deles fez a pessoa se movimentar - tanto os músculos em toda sua amplitude, quanto as articulações - depois de um dia todo que o tronco ficou imobilizado e os músculos dele sem função por causa do corset?

- Nas academias, você vê os professores falando para fazer apenas os isométricos ou você já percebeu que eles só entram no final dos tradicionais sendo que estes já foram executados?

- Qual deles da mais trabalho?

- Qual deles você acha que uma pessoa que tem preguiça até de ler um tópico vai escolher só porque uma pessoa com bem menos experiência que ela no TL falou que ela faz e com ela não deu nada?

Usar de argumentos rasos onde o único ápice é dizer sobre “estudos científicos” quando nem estes se baseiam e nem tem relação com o TL só cola em quem não tem o costume de usar a massa cefálica.

Quando quem tenta passar a informação e nem se quer pensa naquilo que fala e não tem experiência DE FATO numa prática que tem que ter MUITO CUIDADO, pois cada corpo é único e mexe MUITO COM A SAÚDE das pessoas, sinceramente, só está contribuindo para que outras somem com aquelas 3 que mencionei no começo do texto.


TENHA CUIDADO COM AS DICA DAZAMIGA DA ONÇA!


Abaixo, fica a dica do vídeo da Mani do Canal Belas BR (que também foi assistente da Sher por alguns bons anos e é fisioterapeuta formada) falando sobre a importância dos abdominais, os recomendados, que são os tradicionais. Abstraiam a mocinha da prancha porque esta aí não manja de nada, deixa a coitada achar que sabe de algo. Se quer mais detalhes sobre os exercícios no Tight Lacing, clique aqui.


*OBS: A referência que usei do primeiro ao quarto parágrafo foi retirado do site MUNDO DA FORMA - O que são exercícios isométricos? Benefícios e Dicas - Dra Patrícia Leite, ou seja, info com respaldo de uma médica.

Bom é isso, agora que você tem duas visões de um mesmo cenário, basta colocar a "cachola" pra funcionar e ver o que tem mais lógica diante o Tight Lacing. ;) No final das contas O CORPO É SEU! ;)

Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar a prática.


UPDATE


17/04/16 - Ví um video hoje de uma moca que INFELIZMENTE indica isométricos para o Tight Lacing, nos comentários ela responde uma dúvida e diz que os isométrico são complementares. (23/04 /16 - ela atualizou o titulo do video e deixou mais claro sobre o detalhe que são COMPLEMENTARES)

Parei no vídeo pois uma menina indicou num grupo indicou e da-lhe correr pra dar o aviso a ela sobre o "pequeno" detalhe que não é tão pequeno assim, já imaginando um monte só vendo o video e la de 4 achando que isso já basta pra compensar o músculo que ficou imobilizado e sem função.

Enfim, o que me fez fazer o update não é nem a pataquada deste tal video, afinal no youtube em relação ao TL conta-se nos dedos os conteúdos que as pessoas realmente tem cuidado no que divulgam e sabem o que estão falando. Mas o que me chamou atenção por lá foi uma FIA perguntando quantas lombares das tradicionais, eram equivalentes se ela ficasse lá X tempo parada fazendo isométrico.

Explico, tem umas FIAS que acham que ficar de 4 por X minutos é o mesmo que você fazer X repetições de abdominais normais.

SACOU A LÓGICA? NÃO? NEM EU! :D 

O isométrico trabalha de uma forma o músculo (força) e os tradicionais de outra forma, tanto na força quanto na amplitude do músculo (como descrito no começo deste texto), não tem NENHUMA LÓGICA igualar os exercícios como se ambos fizessem o mesmo da mesma forma.

Então pára de entrar na ondinha e põe a cachola pra pensar, vai de tradicional FIA, pare de buscar alternativas com quem mal sabe o que diz.

07/04/17 - E a nova moda é.. Abdominais hipopressivos 🙄  que se baseia na contração ISOMÉTRICA 🙄  ou seja, é um exercício que "trabalha" o músculo sem a necessidade da AMPLITUDE DO MOVIMENTO, ou seja, sem dobrar e esticar.

Dai a moça, "treinadora pessoal", lê em algum canto que eles fortalecem mais que os tradicionais. Vai num grupo de Tight Lacing e apenas comenta que não quer criar polêmica mas fala que faz e que na opinião dela é muito melhor que os 300 indicados porque os Abdominais hipopressivos fortalece melhor balbalbalabal...



Confesso que está meio cansativo isso. Eu não entendo esta busca por SUBSTITUIÇÃO de algo que a pessoa não sacou do porque dela. A gente tenta escrever o mais fácil possível, desenha até, mas daí a pessoa apenas focou no FORTALECE e QUANTIDADE. E sai na busca da substituição...

O fato do tronco ficar imobilizado o dia inteiro, os músculoS não movimentarem em toda amplitude dele, as articulações, os nervos... tudo isso ficou deixado de lado quando a pessoa leu o simples texto. Pois é, pecamos pela simplicidade e mesmo tentando ser simples para o entendimento da maioria ninguém lê e quando lê não põe o cérebro para funcionar.

clique na imagem para ampliar

Mas bora lá, vamos respirar fundo, "chupar o músculo" e travar ele, isso vai sim compensar o que ficou o dia todo imobilizado, vai ÇIMMMM!

fonte: BBC - artigo de 2016

Dai quando menos se espera da "novidade" dos anos 80, vem outra informação...

afinal é apenas o transverso que da toda a sustentação do seu tronco, né? 

E pra fechar com chave de OURO o caso, após o pedido (umas 3x) para editar o texto e acrescentar a info que os HIPOPRESSIVOS NÃO MOVIMENTAM OS MÚSCULOS EM TODA SUA AMPLITUDE, a resposta foi....



E dai, é lógico, depois do esclarecimento mostrando que estávamos pedindo para ela mentir para agradar (oi????onde???), fazer a linha que não entendeu nada do que foi dito, enfiar a "comunidade científica" no meio, ela DELETOU o próprio tópico. (??) Deu pra entender? Nem eu entendi!

Enfim, para quem assim como a "treinadora pessoal" culpa os exercícios e não a negligência de COMO eles são feitos/executados ou mesmo da incompetência do fessor da cadimia:

ABDOMEN - COMO DESTRUIR O CORPO DA MULHER (texto BEMMMM detalhado sobre os exercicios que detonam a linha da cintura da mulher)

ABDOMINAIS NÃO SÃO TÃO FÁCEIS QUANTO PARECEM / EXECUTANDO O ABS DE FORMA CORRETA // + clique aqui

FOCA NO CENÁRIO REAL DA PROLIFERAÇÃO DO CORPO BOB ESPONJA NOS DIAS ATUAIS: o que tem agora é gente incompetente DEMAIS habitando nas academias e PRINCIPALMENTE gente dando pitado em coisa que nem sabe direito do que se trata  ¯\_(ツ)_/¯

FOCA NO CENÁRIO REAL DA PROLIFERAÇÃO DE CIFOSE E OMBRO PRA FRENTE NOS DIAS ATUAIS: vou resumir esta em 3 palavras > computador; smartphone; internet ¯\_(ツ)_/¯

(agora o que ela quis dizer sobre a membrana da fibra muscular "resetada", ficarei devendo)

Portanto, NÃO COLEGA, não é pelos 0.20 centavos dos 300abs + 150lombar diários 🙃

POR FAVOR quando você que está pesquisando sobre Tight Lacing quer de fato considerar algo como "dica amiga" pra ser dividida entre aqueles que inclusive sabem menos que você sobre a prática, entenda ANTES do TODO dela e do que já foi proposto e o porque foi proposto PRINCIPALMENTE quando você é uma profissional ou educadora física. Jogar a "comunidade científica" como ápice da defesa de argumentação não vai colar quando esta mesma comunidade baseou seus estudos dentro de um cenário totalmente diferente vivido diariamente por uma tightlacer e quando esta "dica amiga" tem ene furos que importam pro bem estar do corpo de uma tightlacer.
Isométricos devem ser usados apenas como complemento no TL Isométricos devem ser usados apenas como complemento no TL Reviewed by Iris on Rating: 5

7 comentários:

  1. Gostei bastante dessa matéria, realmente muito útil, obg ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela matéria esclarecedora. Eu estou dminuindo as abs no solo e fazendo na barra, assim como as lombares eu já comecei a fazer inclinada. Eu comentei com o personal sobre os 300 abs e 150 lombares e ele disse que é melhor aumentar a carga e fazer menos repetições. Mas ele não é especialista em corset. Aumento de carga gera hipertrofia, isso eu sei. Será que aumentar a carga basta para reduzir as repetições? Já viu algo sobre isso?

    Eu estou fazendo esses exercícios porque quero começar aulas de pole dance, ainda me acho muito fraca para subir numa barra vertical, estou começando agora nas horizontais e estou achando super pesado kkkkk.

    De qualquer forma, enquanto o personal está aumentando minha carga e reduzindo as repetições, tenho dormido com o corset e evitado usar durante o dia. Vai que da problema... Eu quero fortalecer o abdome e a lombar, não ficar mais fraca rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi sim, mas não muito detalhes mas sei que quem já faz abs com carga não precisa fazer esta quantidade não, só não me pergunte quantas pois isso já não tenho absoluta certeza, até porque acredito que vai variar a quantidade pelo tanto de peso que a pessoa pega né.

    Tudo sobre os exercicios paa Tight Lacers eu deixo reunido em outro tópico, o que tenho de info sempre vou atualizando por lá mesmo, se quiser dar um olhada: http://tightlacing.blogspot.com.br/2013/09/sugestao-de-exercicios-para-tightlacers.html

    ResponderExcluir
  4. Alguns exercícios da musculação fortalecem os músculos lombares e eretores da coluna como: levantamento terra,bom dia,stiff,remada curvada e hiperextensão lombar.Mesmo assim faço os 300 abs e 150 lombar todos os dias.3 exercícios com carga e 2 sem carga no abs.E para lombar,1 com carga e 4 sem carga.Eu faço o mesmo exercícios lombares todos os dias, mas com carga em um dia e no outro sem,senão fico muito dolorida.Eu adoro esse blog,muito útil! Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, LS! E muito obrigada pelas palavras :-*

      Excluir
    2. Eu que te agradeço por manter esse blog em atividade Íris! Excelente e sério trabalho.Nao sei como seria a vida das aspirantes ao TL sem ele.❤

      Excluir

Tecnologia do Blogger.