19 de jan de 2017

DESAFIO 52 SEMANAS: Faça um cofrinho e compre seu corset

É inegável a quantidade absurda de meninas que entram em grupos de Tight Lacing pelas redes sociais apenas em busca do corset mais barato, confesso que de uns anos pra cá isso me desmotivou muito em entrar em grupos dentre outras coisas. Outras acreditam que a solução para a situação que estão é comprar uma peça INTIMA USADA sem mesmo saber de fato como é a estrutura de um corset e mal sabem que podem estar entrando na maior roubada (leia mais aqui).

O gosto pelo corset, por aprender mais sobre ele ou mesmo sobre o Tight Lacing a cada dia é deixado de lado e a busca pelo corset "BARATIM" ou a grife "CASAS BAHIA" cresce e toma os grupos.

PRA MIM, COMPRAR CORSET POR PREÇO É RASGAR DINHEIRO! Quantas e quantas vezes vi menina que comprou um corset "baratim" e depois de detoná-lo em pouquíssimos meses comprou um BEMMMM melhor, mais estruturado, com uma modelagem melhor e mandou mensagem pra mim em off falando "puxa por que não comprei este antes?" "nossa, nem se compara com o anterior que tive..."

depoimento sobre o que sempre faloooooo e tento alertar mas infelizmente não são todas que captam o que digo.

Certa vez pensando nisso, me veio a idéia de fazer o tópico: Pesquisando corsets e priorizando PREÇO? Não faça esta BURRADA!, foi uma tentativa de reunir textos que tentem dar uma noção por cima sobre a qualidade de um corset e certas coisinhas que algumas grifes fazem para baratear o custo do corset e em alguns casos com isso acabam diminuindo a vida útil da peça.

Mas a Era das "preguicinhas" impede muitas em ler um texto com mais de 3 parágrafos, então já viu... a busca por preço continua desenfreada e a compra de um corset é encarada como uma ida no centrão da cidade comprar uma blusinha vendida a baciada. Infelizmente alguns grupos de Tight Lacing meio que incentivam o membro a ir no "baratim" e não incentivam o membro a APRENDER sobre a peça para daí sim decidir sozinho, baseado em tudo o que leu o que quer pra si. (leia mais aqui)

Cofrinho Corset ;)
Tight Lacing é um assunto muito sério, envolve saúde e não qual é o corset mais barato para comprar. Se o problema está todo no DINHEIRO, bora trazer um pouco de algo que falta no ensino nas escolas brasileiras, bora aprender a ECONOMIZAR.

Você chegou num grupo de Tight Lacing e já viu que corsets de qualidade partindo do mais ou menos indo ao TOP tem uma base de preço de R$300 a R$900 e uns quebrados. Certo?

Pois bem, MIRE NO TOP! Não quer dizer que você vai comprar o top, mas MIRE nele, mire alto no seu objetivo. Agora caiu sua ficha que você não tem grana para ele? Opa, BORA FAZER UM COFRINHO, QUE TAL? Sabe aquela grana que você sempre separa para participar sempre de uma rifa de um corset num grupo? Já pensou que se tivesse guardado e juntado esta graninha de cada rifa que participou você já teria seu corset? Pode ter certeza que sim!

E outra, nessa você já não fica na dependência de marido / namorado / pai / mãe e sei lá mais quem. Vejo muitas relatando que ficam implorando (literalmente falando) para terceiros para comprar o próprio corset. (trilha sonora para este parágrafo, clique aqui - rs)

Não ache que a solução pra isso é comprar um corset BARATIM. As chances de você comprar um corset porcaria, pegar uma dica furada, ainda mais de quem mal sabe o que fala, são grandes. Aprenda primeiro sobre corsets e o Tight Lacing, enquanto isso, junte seu dimdim aos poucos e depois pense em comprar algo. #compreconsciente

Na internet tem um monte de DESAFIOS e achei alguns para ECONOMIZAR dinheiro, seja para uma viagem, para estudos... Oras e por que não para comprar um corset? Enquanto você vai lendo sobre Tight Lacing, vai juntando sua graninha... vai que nessa durante sua leitura descobriu que não precisa comprar o TOP, que depois de toda sua leitura você viu que aquele outro de outra grife atende suas necessidades e quando você vai ver no cofrinho já tem grana não só pro que você quer e ainda sobra uns trocadinhos pra outra coisa.


NÃO CUSTA TENTAR, NÉ!?


Abaixo reuni algumas tabelas destes "desafios poupança", veja qual se encaixa melhor para você e comece HOJE mesmo seu cofrinho (clique nas imagens para amplia-las):

desafio MÊS - pra quem acha o de 52 dias pesado tem este por mês

Desafio das 52 semanas começando com R$ 1 e acrescentando + R$1 a cada nova semana. Para baixar CLIQUE AQUI
Desafio das 52 semanas começando com R$ 2 e acrescentando + R$2 a cada nova semana.
Desafio das 52 semanas começando com R$ 2 e acrescentando + R$3 a cada nova semana.
Desafio das 52 semanas começando com R$ 2 e acrescentando + R$5 a cada nova semana.
Desafio das 52 semanas começando com R$ 2 e acrescentando + R$20 a cada nova semana.
Ideia para controlar o que já colocou no cofrinho por Marlova Schneider
outra ideia para controlar o cofrnho



Faça o download desta tabela - 12 MESES = R$780,00, CLIQUE AQUI

Enquanto junta sua graninha, para você que chegou agorinha já veja o GUIA INICIANTE: OS PRIMEIROS PASSOS PARA O TIGHT LACING e também o post com os tópicos mais importantes do blog com várias dicas, lá tem TUDO o que você precisa saber sobre a prática.

UPDATE


04/06/17 - [ ALERTA DE TEXTÃO ] PRECISO REGISTRAR O CASO PARA REFLEXÃO DE QUEM LER ESTE TÓPICO

Agorinha há pouco houve um caso num grupo onde uma moça pediu o nome de uma grife que entregava o corset rápido (15 ou 20 dias) e que o pagamento era divido no depósito bancário e que isso ela tinha visto no grupo mas não achou na pesquisa.

Quase que imediatamente a moderação já veio avisando que se ela não tinha achado era porque não devia ter sido naquele grupo e já indicou a lista de grifes recomendadas, após isso alguns membros e eu me incluo, sugeriu algumas coisas. De mim, como de costume, sugeri links num primeiro momento sobre grifes que entregam rápido e junto o link de um desabafo de uma corsetmaker que fala sobre o tempo médio de confeccão de um corset (aqui no blog tb tem sobre).

Acredito que não houve atenção da moça em acessar os links para ler e DEPOIS responder meu comentário, mas só depois de já ter saído do tópico dela começou a surgir um monte de notificação e quando voltei vi que ela logo em seguida respondeu que ela estava priorizando forma de pagamento pois era a única forma que ela poderia pagar e que o que ela tinha escrito era um depoimento de "pobre"

+ sobre conceito de pobreza, clique aqui

Embora acho péssimo a pessoa que eu vi se colocar, tipo, utilizar o termo POBRE com tanta gente PIOR que ela por aí, mas enfim.... em seguida comentei sobre o tópico do cofrinho (que praticamente tem o mesmo conteúdo que aqui no blog) e a resposta fofa foi:

"Não pedi conselho sobre isso. Se não sabia/queria responder a pergunta era só passar direto" (depois eu que sou a grossa - rs - e lógico, a resposta que dei nao poderia servir para mais ninguem. ela, apenas e somente ela queria a resposta da pergunta dela - rs - ai este umbigo deste povo que só pensa em si mesmo)

Rolou uma confusão com outros membros e admin do grupo trancou o topico da moça. Ela então abriu outro dizendo que o grupo era elitista (isso porque a lista do grupo tem para todos os bolsos) mas o que me chamou a atenção foram as 53 pessoas que deram likes, poucas amaram endossando o tal "grupo elitista" e BEM no final do texto dela estava o seguinte:

"Eu queria do fundo do meu coração que vocês que dizem é "só juntar" estivessem hoje na minha casa quando o meu gás acabou e eu tive que usar o dinheiro que eu tava juntando pra uma outra coisa importante porque senão não teria como fazer meu almoço. Vamos botar a mãozinha na consciência antes de sair impondo "opinião" pras coleguinhas?"

Consegue ver a GRAVIDADE desta última parte? Ela NÃO ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO FINANCEIRA FAVORÁVEL. Ela teve que tirar de onde estava guardando para comprar outra coisa que era mais importante e mesmo assim diante desta situação, da vida esfregando na cara os sinais, no mesmo dia ela entra num grupo de Tight Lacing na intenção de COMPRAR UM C-O-R-S-E-T!


imagem de um blog de zoeira.
Ninguém estava dizendo para ela NÃO COMPRAR O BARATO num primeiro momento, APENAS para tentar entender o PORQUE a peça estava barata (no meu caso falei de corsets com prazo muito curto) depois dela ler tudo o que foi indicado e se assim ela quisesse... que vá fundo e compre! MASSSS isso mudou depois deste segundo post dela.

Analise BEM a situação, a pessoa vai pagar por depósito parcelado com um dinheiro CONTADINHO, dinheiro que a QUALQUER momento pode ser gasto com outra coisa bem mais importante que surja de repente. Boleto vem, cadê dinheiro? Ops usei pra comprar outro gás.... E dai vem a tal dívida!

Agora, você aí! Me diga! POR QUE existiram pessoas vendo esta situação da menina incentivando ela a comprar um corset? Gastando energia na questão de "grupo elitista" quando parte das que estavam colocando fogo no tópico mal tinham lido algo!

Onde já se viu colocar cintura como prioridade quando a situação financeira está num ponto que nem está dando pra juntar legal a grana, que pode ser provável que as urgências que já estão sugando as coisas e não é o momento para pensar em supérfulos mas nemmmm sendo barato. Mas mesmo assim ela quer COMPRAR algo quando NO MESMO DIA que ela teve que tirar dinheiro de onde ela estava guardando pra COMPRAR O GÁS DA CASA!

Por que não esperar esta "maré brava" passar e enquanto isso ir lendo algo sobre TL tentar juntar de novo uma grana? Tem meninas que já vi que demoraram 3 anos pra ter um corset, mas não, a lógica consumista é:


VOU COMPRAR MERRRMO O BARATO E DANE-SE O RESTO QUE ME FALARAM, AFINAL, NÃO FOI O QUE PERGUNTEI. MAS OLHA, HOJE TIVE QUE TIRAR GRANA DE UM LUGAR PRA COMPRAR O GÁS E VCS AI QUE ESTÃO FALANDO PRA JUNTAR UMA GRANA COLOQUEM A MÃO NA CONSCIÊNCIA, COLEGUINHAS! 

Pois é, segundo ela A GENTE que tem que colocar a mão na consciência! Até tento entender o grau de frustração que a menina está e vomitou legal pelos dedos pro pessoal deturpando quase tudo o que foi dito (aliás não só ela, outras poucas também - achei bizarro) e houve uns respingos pra mim que desacreditei pois estava dando uns conselhos DE BOA - mas pelo amor, ver gente que leu a situação da garota apertando o dane-se para situação dela e incentivando falando algo do tipo vai fundo e compra (pra menina se meter em dívidas) é de cair o (*) - eu bloqueei MUITAS das que deram like e incentivaram o CONSUMISMO da garota na situação que ela está. Não sei lidar com gente assim e que ainda tem um grave problema de interpretação de texto.


🙏  POR FAVOR - EU PEÇO 🙏

Se você que está lendo este tópico ver em um grupo ou uma amiga que está passando por dificuldades financeiras (ou ta desempregada, não ta sabendo administrar a própria grana diante as demandas que tem) igual a colega acima e vai se enforcar em dívidas para comprar um C-O-R-S-E-T ou qualquer coisa que não é de primeira necessidade. NÃO INCENTIVE ELA A COMPRAR ALGO QUE ELA PODE ESPERAR para comprar lá na frente! Talvez, numa promoção qualquer ou até, quem sabe, a situação melhorar e dai ela conseguir juntar uma graninha mas que não seja aquela grana contada que se pintar um imprevisto realmente urgente ela vai acabar se endividando ou de um lado ou do outro.

ISSOO SIM é ter EMPATIA com a situação da pessoa, e não dar a respostinha na boca dela, passar a mão na cabeça e dizer apenas o que ela quer ouvir porque ela bate o pezinho pensando no próprio umbigo. NÃO SEJA A AMIGA DA ONÇA!!! #peloconsumoconsciente

O CONSUMO CONSCIENTE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - mais sobre o print acima, clique aqui


15/07/17 - Precisava deixar registrado aqui este caso que está rodando o Facebook (não sei bem a veracidade mas mesmo se não for tá aí um ótimo exemplo, inclusive de como ganhar uma graninha pra quem esta desempregada - e ainda fica em forma!)




1 comentários:

Jojo Marques disse...

Oi íris,já faz um tempo que estou acompanhando o seu blog e através dele conheci o elastique, então comprei e estou muito satisfeita,assim que eu tiver resultado te mando fotos, abraços.

Postar um comentário