recent posts

TECIDO: Gabardine ou Sarja

Este é mais um dilema quando se trata de escolher o tecido para o primeiro corset, todas as corsetmakers que conheço hoje em dia já meio que deixam meio caminho andado e em seus sites tem uma página apenas mostrando corsets para o Tight Lacing já com os tecidos adequados para um corset para Tight Lacing.

No outro post falei um pouco sobre as famosas telinhas (tela de algodão x tela de poliéster) usada em corsets que são usados mais por quem mora em regiões de clima quente.  Hoje já trago um pouquinho  sobre o GABARDINE e a SARJA. (copiei alguns trechos do que achei pela internet.)

Gabardine (esquerda) | Sarja (direita)

O GABARDINE é um tecido sintético (tem poliéster), bastante usado em casacos, sobretudos, calças, uniformes e etc. Ele é um pouco mais quente que a sarja, não pega pelos e brilha um pouco, acredito que justamente por ser sintético.

[ CURIOSIDADE ] A palavra “Gabardine” foi retirada de "Gabardina", que era uma roupa larga muito usada pelos peregrinos espanhóis na época medieval. (mais sobre a história do gabardine, clique aqui)

A SARJA apesar de ser usado para denominar um tecido, é mais apropriado para referir-se ao tipo de ligamento que compõe este e outros materiais têxteis: o ligamento sarja.

Devido a este tipo de ligação entre trama e urdume, caracterizada por suas formas diagonais bem definidas, o tecido sarja é maleável e resiliente, além de ser mais resistente que as telas.

É um tecido natural de algodão e tende a desbotar com mais facilidade  (isso pode ser resolvido com um tingimento do corset), é mais fresco que o gabardine e além disso tem muita menina que reclama que ele pega pelinhos muito facilmente, se você tiver gatos, esqueça da sarja - rs.

Gabardine (esquerda) | Sarja (direita)
Clique na imagem para ampliar, tem como ver o tecido bem detalhado.

Gabardine (esquerda) - brilho | Sarja (direita) - opaco

Imagens enviadas pela Dhy, corsetmaker da Saturnine Corsets, para Jordana Santin que compartilhou lá no grupo Tight Lacing e Fitness no Facebook

Ambos tecidos são resistentes então o bom é ver a característica de cada um e veja o que atende melhor suas necessidades e também de gosto. Converse melhor com sua corsetmaker talvez ela até tenha mais detalhes destes tecidos que acabei não colocando aqui.

IRIS, TEM ALGUM TECIDO QUE FOI FEITO PARA USAR NO CORSET?

Sim, o COUTIL, um tecido especialmente criado para ser usado em corsets, ele é BEM resistente e dificilmente esgarça, (logo embaixo entenderão o pq) infelizmente não fabricam este tecido no Brasil, apenas importando o tecido. Algumas corsetmakers tem o tecido disponível, caso você tenha interesse em ter um corset de coutil converse direitinho com sua corsetmaker.

Mas não pense que os outros dois não são resistentes, eles são! Por isso são os mais usados pelas corsetsmakers nos corsets para Tight Lacing.

Coutil
Uma vez peguei na mão e posso dizer que ele é bem um tecido de alfaiataria ele é levemente rígido mas nada de duro tá, é coisa pouca mesmo, e logo de cara você entende o porquê da resistência dele que está em como as tramas são trançadas, na imagem acima da pra ter uma boa noção.

Bom é isso, espero que com estas informações você consiga decidir pelo seu corset para Tight Lacing, e lembre-se, deixe os brocados, cetins, tecidos mais finos, vinil, látex ou mesmo o couro pros corsets para uso fashion.

E se você tiver alguma dúvida sobre outros tecidos que a corsetmaker disponibiliza nos corsets dela para Tight Lacing, pergunte a característica deles, os prós e contras, com certeza elas te atenderão devidamente.

PARA COMPLETAR


• Tight Lacing no calor
• Manchas na pele e o Tight Lacing
• O que é Liner?
• Tingimento de corsets 100% algodão (um relato da sher que tingiu o corset dela de tela e as fibras ficaram como novas)

[ UPDATE ]


07/11/15 - Acabei me lembrando de outro tópico então fica como curiosidade, fiz um tópico para mostrar que se você cuidar do seu corset direitinho a bichinho dura muito, veja meu segundo corset underbust de gabardine feito em 2005, clique aqui.

18/01/16 - Mais um texto sobre o assunto para completar:

DIFERENÇAS ENTRE SARJA E GABARDINE

Uma das principais dúvidas das clientes é sobre qual tecido escolher para praticar tight lacing. Como podem reparar, a diferença não é gritante, mas cada um tem características específicas e servem para propósitos diferentes.

GABARDINE - vantagens: aparência mais fina, não gruda "pelinhos". Desvantagens: fibra sintética (pode esquentar um pouco mais). Recomendações: clientes que pretendem ter a opção de usar a peça por cima da roupa, locais de temperatura amena.

SARJA - vantagens: 100% algodão, permite melhor ventilação. Desvantagens: gruda pelos, pode desbotar com o tempo. Recomendações: clientes que vão usar basicamente por baixo da roupa.

fonte: Saturnine Corsets


26/03/16 -




13/03/16 - Hoje pintou um print sobre BRIM PELETIZADO, da Jeronima  Baco e como o pessoal procura sempre mais detalhes sobre o tecido, fica aí a dica:

TECIDO: Gabardine ou Sarja TECIDO: Gabardine ou Sarja Reviewed by Iris on Rating: 5

3 comentários:

  1. Conheci o Blog , apouco tempo e já to amando ! 💖 *v* Bem Informativo

    AGORA UMA DÚVIDA QUE NAO QUER CALAR ; quando você está indo a academia , sua Função é Ganhar peso , ganhar massa muscular ! Pode usar o Método Tight-lacing ?! Porque vi muitos relatos de pessoas que perdem peso e tals ! Como fazer nesse caso ?!

    ResponderExcluir
  2. Já tem sobre isso no blog, acesse: http://tightlacing.blogspot.com.br/2015/10/saradas-e-o-tight-lacing.html

    Veja a lateral do blog tem tudo o que precisa.

    ResponderExcluir
  3. Qt mais eu lado mais fico confusa rsrs.. Quero começar o TL, morro em uma região quente, qual o melhor tecido? Tem que usar algo por baixo?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.