recent posts

TECIDO: Tela de Algodão e a Tela de Poliéster

Farei dois posts sobre o quesito tecidos, os que as meninas tem mais duvidas e ficam naquele dilema qual será o tecido do primeiro corset para Tight Lacing. Este, o primeiro, vamos falar da super famosa TELINHA!

Um dos primeiros summer corsets (corsets para serem usados ou por quem mora em região de clima quente ou mesmo pra quem não quer passar calor no verão) feito no Brasil senão me falha a memória foi feito pela Sher - Madame Sher Corsets em meados de 2006/2007 usando a TELA DE ALGODÃO. Em 2013 o Marcelo da Ferrer Corsets lançou uma linha de corsets, chamada Invisible Shield, para Tight Lacing usando a TELA DE POLIESTER, tecido este que logo depois deste lançamento foi incorporado por algumas corsetmakers também em seus corsets para tight lacing. ¯\_(ツ)_/¯

Overbust - Summer Corset 1800 - Tela Algodão | Underust - Invisible Shield 2013 - Ferrer Corsets - Tela Poliéster

A TELA DE ALGODÃO (tecido natural) obviamente é mais frágil que a de poliéster (tecido sintético), desbota, se ela não for trabalhada corretamente pelo corsetmaker ela esgrarça, enruga muito e se deforma mais rápido e também temos o cuidado da usuária neste meio.... se o tecido é mais frágil e não for bem trabalhado e ainda a dona do corset não é muito cuidadosa com certeza não vai durar o tanto que este corset da imagem durou. MAS a tela de algodão tem seu valor também poxa! Tenho um de tela aqui e está inteirinho (cuido bem dos meus corsets tsá - rs) - se você ta sem grana pro de poliéster pode ir tranquilamente na tela de algodão, basta cuidar do corset, matemática bem simples a minha né - rs

Já a TELA DE POLIÉSTER é mais forte, mais fina que a tela de algodão, não desbota, a umidade não é absorvida pela pele, o suor evapora mais rápido e é BEM abrasiva, ou seja, nem pensar em usar um corset com esta tela sem o liner. Pra você ter uma ideia, falando de uma forma bem tosca, ela parece um entrelaçado de fios bem finos de nylon. (alias pra quem faz TL já sabe que o liner não pode ser dispensado para evitar problemas na pele)

Conclusão, são tecidos completamente diferentes e sim, com durabilidade diferentes.

- AH MAS QUAL O MELHOR IRIS?

Tenho ambos e acho a de poliéster realmente mais resistente sem dúvida alguma! São materiais diferentes demais gente, e se você colocar um corset de tela de algodão do lado de um de poliester você vai achar o de poliéster digamos mais FINO que o de algodão. A tela de algodão em si da um ar mais rústico ao corset, e dai quando você vê, você tem dois corsets com estilos diferentes.

MAS não adianta nada você se preocupar no tecido ser resistente se todo o resto do corset é um tubo né GENTEMMM!! É aquela velha historia, você tem que ver o TODO do corset, barbatanas, reforço, modelagem, tecido e etc ;)


PARA COMPLETAR


• Tight Lacing no calor
• Manchas na pele e o Tight Lacing
• O que é Liner?
• Tingimento de corsets 100% algodão (um relato da sher que tingiu o corset dela de tela e as fibras ficaram como novas)
TECIDO: Gabardine ou Sarja


UPDATE


6/11/15 - Só fica o registro caso alguém tenha também o equivoco de achar que a intenção do segundo parágrafo foi mostrar que o uso destes materiais, que é sabido que já existiam no mercado foi uma "invenção brasileira". Não foi, como escrevi e achei que tinha sido clara, os primeiros a usarem o material tela em algodão e tela de poliéster em corsets para Tight Lacing no Brasil foram respectivamente Sher - Madame Sher Corsets e Marcelo Lima - Ferrer Corsets e após cada um lançar este corset com estes materiais, novamente falando, já existentes no mercado, outras profissionais incorporaram o material em seus corsets para Tight Lacing. ¯\_(ツ)_/¯

6/12/15 - Vi uma moça num grupo perguntando sobre telas coloridas, confira com sua (ou o seu) corsetmaker - aquela que você se identificou com o trabalho, curtiu a modelagem e tudo mais, se ela tem disponível telas de outras cores, as telas não são tecidos exclusivos de determinadas grifes.

E isso vale para qualquer tipo de tecido, não é porque a corsetmaker tem a foto ser com aquele tecido que ela só tem aquele, veja com ela se ela tem algo diferente, com uma estampa diferente.

Para aquelas que estão cansadas de ver os mesmos corsets para TL, os pretos os nudes (que realmente são os mais coringas pra usar no dia a dia), se você quer algo diferente só conversar com sua corsetmaker que ela pode bolar um detalhe colorido, uma fitinha estampadinha que já da todo um toque diferente no seu corset para TL.

28/03/16 - Video com um detalhezinho bem importante sobre reforma de corsets em tela de algodão - entre outras dicas.


21/07/16 - Algumas grifes já usam uma telinha chamada: ETAMINE, vou aproveitar para falar dela também...

ETAMINE
O tecido também é 100% algodão e é o mais popular dos tecidos para bordar, pois serve para qualquer tipo de peça de decoração ou uso pessoal. A trama do tecido é composta de 4 (quatro) blocos de fios/cm. Há também os etamines coloridos, estampados, metalizados e com brilho.

A TALAGARÇA (fina ou grossa) também é utlizada para bordar, geralmente como base para bordados de trama fechada.

TALAGARÇA
É a mais usada nos corsets quando se referem a 'tela de algodão' que você vê por aí. A trama é mais aberta, o tecido vem engomado, o que deixa firme como uma tela,  por isso é vendido por rolo. As grifes costumam tirar a goma do tecido para deixá-lo mais maleável para a confecção dos corsets.

Os corsets de Etamine e Talagarça na cor preta são tingidas artesanalmente. As talagarças coloridas, ao que parece, também são tingidas artesanalmente (por enquanto não vi rolos dele pronto já colorido vendidos pela net).

Valéria é corsetmaker da grife La La Sorcière Corsets

TECIDO: Tela de Algodão e a Tela de Poliéster TECIDO: Tela de Algodão e a Tela de Poliéster Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.