recent posts

Busks e o Spoon Busk

Um busk (também pronunciado busque) é o elemento rigido colocado na frente no centro do corset. A função principal do busk é mante-lo reto e firme na parte da frente.

Antigamente eram feitos de madeira, osso de baleia e até mesmo marfim, eram colocados em uma espécie de bolsa e amarrado só envolta chamado de busk point.

Geralmente os busks nos séculos XVe XIX eram esculpidos, decorados com pedras ou até mesmo decorados com mensagens e eram usados como presente as amadas.

No meio do século XIV, uma nova peça foi criada. Foi feita de dois longos pedaços aço com anéis que funciovana como um gancho para fechar a peça, isso ez com que os corsets fossem muito mais fáceis de tirar e colocar, assim as amarras atras não precisavam ser desfeitas como eram feitas antes qunado o corset não tinha feito e tinha que ser tirado a amarração para passar pelos ombros. Na segunda metade do século 19, o Spoon Busk foi inventado


O Spoon Busk é um tipo específico de busk. Seu nome foi dado pois seu formato se assemelha a uma colher (spoon), a invenção foi patenteada em 1879 por Joseph Beckel em Nova York.

Na época o spoon busk permitiu uma diminuição consideravel na cintura sem produzir uma protuberância de carne na parte de baixo dos corset, isso foi notado antes quando os espartilhos mais curtos usavam busks retos e com a amarração bem apertada o abdomen era espremido e parte dele era jogada para parte inferior do corset.

A parte inferior do spoon busk pelo seu formato acomodava melhor o abdomem a medida que o corset era apertado. Geralmente os corsets que usam as spoon busk são um pouco mais compridos embaixo que os outros.

Apesar deste controle proporcionado pelo spoon busk ele não é muito adotado atualmente pelas tightlacers (praticantes do tight lacing) pois com o corset muito apertado o busk vai enfiar na carne. Caso um sppon busk seja usado num corset para tight lacing este é modificado com um formato mais reto.

O spoon busk de aço galvanizado não é ideal para o tight lacing, pois o busk acaba se tornando quebradiço durante o processo. O spoon busk de aço inoxidavel é mais adequados por ter uma camada reforçada de aço atras do busk. Wisner, uma empresa alemã de spoon busk de aço galvanizado parou sua produção justamente porque os mesmo quebravam com o tigh lacing.

Se uma pessoa adquire um spoon busk tenha certeza que o mesmo seja de aço inoxidavel e reforceo com uma barbatana atrás do busk, mas mesmo fazendo isso não traz garantias que o spoon busk permanecerá intacto quando você fizer o tight lacing.

>> foto summer victorian corset (corset vitoriano de verão feito com spoon busk

Veja Também
Galeria de corsets vitorianos originais
victorian corsets onde o spoon busk era usado

Busks Importados
imagens de varios tipos de busks para venda

Inserindo o busk no corset
apenas um tutorial para matar a curiosidade como colocam os fechos num corset.

fonte: Wikipedia - Busk e Spoon Busk
tradução: Iris Freitas Duarte


CURIOSIDADE


O interior de um corset, barbatanas em espiral nas partes que dão contorno ao corpo e na frente os busks (fecho frontal do corset)

UPTADE


02/08/16 - Mais um pouquinho sobre BUSKS...

Busk da REBARMET - um dos mais utilizados pelas grifes brasileiras.

O busk da REBARMET tem seu inicio: 20,0 mm para o primeiro fecho. Distância entre os fechos: 36,8 mm, Distância entre os pinos: 51,0 mm. O comprimento varia de acordo a necessidade de cada cliente. (info do fabricante)

A quantidade de fechos é varia conforme o tamanho comprimento do busk, o espaçamento e a quantidade de fechos é a própria empresa que fabrica os busks que determina, as grifes que confeccionam os corsets não tem como mudar isso, a única coisa que as grifes podem escolher é o tamanho da chapa do busk.

WIDE BUSK


Último do lado direito - WIDE BUSK

Como viram existem vários modelos de busks, um para cada necessidade de molde ou efeito que o corsetmaker pretende dar à cada modelo de corset.

Estava me esquecendo de um, que já faz alguns meses algumas corsetmakers brasileiras estão usando, que é o WIDE BUSK. Um busk mais largo que os convencionais usados pelas grifes.

Segundo a corsetmaker Valéria Navarro, da grife La Socierce Corsets, a diferença de um busk largo para um estreito é apenas a largura da chapa e a necessidade da utilização, como o aumento do suporte frontal. Se o profissional colocar uma barbatana flat de cada lado de um busk estreito se tem o mesmo resultado de um mais busk largo, a diferença é que um já feito com uma chapa larga pouparia esse trabalho de fazer mais duas canaletas e preparar a barbatana flat. Mas fica o adendo, segundo a corsetmaker da grife Madame Sher Corsets, para que o resultado seja o mesmo depende da barbatana flat usada, pois a do busk wide geralmente é mais espessa.

02/10/16 - Fiz uma imagem bacana do meu mais novo recente corset e este tem o wide busk, fica aí como curiosidade. Mais detalhes da imagem e deste corset, clique aqui.

+ detalhes desta imagem, clique aqui
Busks e o Spoon Busk Busks  e o Spoon Busk Reviewed by Iris on Rating: 5

4 comentários:

  1. Olá!
    Onde posso comprar um busk? Preciso muiiito.

    ResponderExcluir
  2. pois é renata só ir na categoria PARA CORSETMAKERS na lateral do blog e ler ;) Boa pesquisa e leitura nao se esqeça use a caixa de pesquisa do blog caso precise de algo mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Iris, tenho uma dúvida.
    No uso de um corset underbust com busk, se eu usar uma roupa mais justa, o busk fica evidente?

    Aguardo resposta.

    PS.: Seu blog é ótimo³! Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa, bom depende mais da grossura do tecido se vc usar tipo uma lycra dai nao tem como o busk vai marcar agora se vc usar tipo sabe aquelas camisas sociais femininas bem acinturadinhas dai ñ marca ...

    lembrei que tenho algo mais ilustrativo > http://irisfd.multiply.com/photos/album/22 neste album de fotos tem o que vc quer da pra ver bemmm ;)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.