recent posts

Reduções irresponsáveis nas medidas de tórax e flancos

Oi meninas e meninos também, pq não ?! ;)

Como acabaram de publicar este assunto lá no grupo de TL no Facebook trouxe pra cá pois realmente vale a pena a informação já que até eu vejo algumas "tragédias" neste quesito vindo de algumas corsetmakers novas que estão pipocando por aí.

A publicação foi feita pela Sher, então vou copiar e colar emendando tudo pra que a coisa faça sentido:

O tecido está enrugado pois ele tem elasticidade.
Alguns corsetières fazem reduções irresponsáveis nas medidas de tórax e flancos, para que a amarração nas costas fique por igual desde o começo do treino e por conta disso, eu que não submeto minhas clientes ao risco de ter o pulmão parcialmente atrofiado, ouço impropérios de clientes reclamando porque o corset não ficou igual ela 'viu nas comunidades'.

Só reforçando o que todo mundo já deveria saber:

Redução significativa em tórax e flancos só podem ser feitas em clientes mais robustas que estejam em processo de perda de peso. Nas magras e principalmente nas muito magras não se deve reduzir quase nada nessas medidas.

Se o corset de tight-lacing ficar assim ( ) no começo o caimento esta CORRETO e você estará reduzindo só o que interessa: a cintura. Lembrando que este fechamento não é que seja o certo, pois depende das medidas da cliente, em algumas não vai encostar totalmente em cima e em baixo desde o começo. Nas que estão em fase de perda de peso ele pode chegar a fechar por igual | |. O tipo de tecido também pode mudar levemente o caimento, num tecido mais rígido por exemplo, ao invés dele ceder e conectar os ilhós como na foto, o corset pode ficar mais solto no tórax, dando aquele espaço de um dedo para a expansão torácica durante a respiração.

Reduzir as costelas que não sejam as flutuantes vão reduzir a expansão do diafragma, que sem espaço vai empurrar o pulmão para cima. O pulmão por sua vez, sem espaço para expansão durante a inspiração será preenchido apenas nas câmaras superiores, deixando as inferiores sem uso, o que pode com o tempo causar a atrofia parcial que citei. Quem tiver dúvida sobre como funciona a respiração, pode conferir esse vídeo esclarecedor:



Exceções existem em todos os casos. Um exemplo para vocês terem ideia de como o corpo humano é diverso: Tive uma cliente que reduziu 10cm no tórax, sem nenhum prejuízo porque a caixa torácica dela era anormalmente aberta, tanto que ela chegou a mim por indicação de um ortopedista.

Pode acontecer de uma mulher ter a caixa torácica mais aberta que o necessário? Sim, mas é raro. O problema é que hoje em dia as meninas são neuróticas e acham que devem fechar qualquer costela minimamente saltada, para parecerem a Barbie.

Se você está magra, sem tecido adiposo para moldar na região torácica, a medida do seu corset no tórax deve ser compatível e não menor, se não o resultado seria como o daquelas ilustrações antigas que mostram a caixa torácica reduzida ao formato de um funil.



PARA GRAVAR NA MENTE >> O corset muda a estrutura corporal de uma pessoa, portanto é importante que ele tenha um caimento perfeito. Se o corset estiver pequeno no tórax, por exemplo, pode comprimir o gradil costal e prejudicar sua respiração com e SEM o corset (diminui a capacidade de expansão torácica). Se o corset estiver muito apertado na região do quadril, pode comprimir vasos e plexos nervosos, atrapalhando a circulação de sangue e drenagem da linfa nas pernas.

Se você estiver acompanhando a evolução de alguém que faz TL e percebeu que o tórax dela foi ficando assim: FUJA DA GRIFE DO CORSET QUE ELA USA, o foco do Tight Lacing é sempre nas costelas flutuantes NUNCA em todo tronco, CUIDADO COM CORSET DE GRIFE AÇOUGUEIRA!


Para você que quer conferir as medidas do corset que chegou na sua casa, clique aqui.

Bom, é isso! Se surgir algo novo vou completando por aqui mesmo. Pra quem estiver interessada/o no assunto e quiser acompanhar toda a discussão, clique aqui.




A Valéria, corsetmaker da grife La Sorcière Corsets, comentou algo interessante que fica aqui o registro:


Por isso também é importante que as cliente NÃO façam diminuições nas medidas informadas por conta própria e informem exatamente o que sair na fita métrica, mesmo que não seja um número q a agrade tanto, isso é muito importante para que o corset seja feito da maneira como se deve.

Ahhh e o mesmo vale para peças ja antigas... Se o corset de vcs ja tem alguns anos que foi confeccionado e ao vesti-lo vcs notarem que ele fica um espaço muito aberto, como no desenho da Iris, é pq ele está pequeno, então é hora de entrar em contato com a marca e pedir reforma, não importa quantos anos ja tenha a peça se ela estiver bem cuidada as partes de aço podem ser reaproveitadas em uma peça nova que vai sair bem mais em conto do que comprar outro.

...................................................

UPDATE


31/08/15 - como publiquei o link deste tópico no grupo do FB e rolou uma confusão com uma informação tentarei esclarecer melhor abaixo:

O formato ( ) não esta incorreto POREM com o tempo de uso do corset ele TEM que ficar assim ) ( ou | | afinal, a redução tem que rolar na CINTURA.

Tentando explicar melhor ainda:

Se você moça (ou moço) consegue deixar seu corset ) ( ou | | ok lindo, é isso ai!!! MAS se ele ficou ( ) logo no seu inicio do seu TL... NÃO SE DESESPERE é normal ;)

Mais detalhes sobre como fechar seu corset, clique aqui.


DUVIDAS FREQUENTES SOBRE ESTE ASSUNTO


Gente como depois que publiquei esta ilustração acima em alguns grupos, algumas meninas detectaram o problema nos corsets que tem OU vem recebendo recentemente e estão me mandando algumas dúvidas. Vou colocar aqui a mais básica e já conto tudo sei:

15/09/15 -


Bom dia! Iris vi um post que vc de redução de tórax e flancos no corset, o meu é da XXXXX e veio com 10 cm de reducçao em tudo, o tórax por fora fecha em 64 cm rsrs é a minha medida é 74 cm, neste caso posso ir usando sem apertar em cima ate resolver o problema....e qual seria a redução normal neste caso uns 5 cm a mais só ate 69 ???

Então gente, eu não faço corsets. Dai você vai me perguntar: "OK então comé que você sabe então que a minha corsetmaker fez errado?" E te digo, é só ler ai o post desde o início e o vídeo, e pensar um pouco que SIM a coisa pode ser perigosa ainda mais em tempos onde as meninas não tem muito bom senso no aperto do corset, por mais que a gente alerte para ir com calma e tudo mais umas ignoram os avisos, elas querem fechar o corset atrás por completo.

A única coisa que sei sobre este assunto e tenho certeza absoluta é que uma profissional que faz corsets não pode tirar medidas significativas em pessoas que não possuem tecido adiposo na região do tórax e bacia.  Existem pessoas que por natureza tem o tórax largo né, e isso não está necessariamente ligado se ela é gordinha ou não.

QUANTO TEM QUE TIRAR?

NÃO SEI, isso é algo que esbarra na confecção de um corset e eu realmente não sei se um corsetmaker que realmente saiba fazer seu trabalho vá contar o "segredo", a conta/método para fazer pra que este tipo de coisa não aconteça. Se um dia me contarem ou mesmo contarem em algum grupo e eu ver, prometo que completo neste mesmo post a informação.

[update] Fiz uma publicação a parte apenas sobre isso que envolve também outra questão, tem alguns depoimentos de algumas corsetmakers para se basear, acesse o tópico: Como medir seu corset depois de pronto. POR FAVOR LEIA ESTE POST TODO!

Já me perguntaram se pelas fotos as corsetmakers podem ver se a pessoaa tem gordurinha e tals, eu acredito que sim, mas eu não posso responder pelas grifes, realmente não sei que método elas tem la na mesa la de corset, na hora da confecção, modelagem sei lá, pra saber as proporções certas para não acontecer este tipo de coisa. **Um membro de um grupo citou que algumas grifes pedem altura e peso, além das medidas habituais que são pedidas para confecção dos corsets, então acredito que estas duas medidas ai façam a diferença também pra que este problema não aconteça.

Vou aproveitar e contar este lance dos 10 cm como surgiu, pelo menos do que me lembro.

Lá em épocas de orkut onde não existia NADA sobre corset na internet, as pessoas que queriam fazer corsets tinham que garimpar muito, importar livros, enfim, naquela época você não encontrava disponível informações como é hoje em dia, hoje em dia ta tão mais fácil, vocês não tem ideia!

Pois bem, as meninas (e meninos) que queriam fazer um corset trocavam ideias/experiências pelas comunidades no orkut de forma aberta, em comunidades inclusive que tinham consumidoras da peça. UMA VEZ rolou um tópico sobre confecção e surgiu um "TEM QUE TIRAR 10 CM" só que não detalharam se era 10 cm de ponta a ponta do corset, apenas na cintura, e esta informação ficou la assim aberta pra quem quisesse ler.

Os anos se passaram as pessoas lá de tras que começaram a estudar mais sobre a corsetaria, que não pararam de ler,  fazer testes, enfim, evoluíram e foram se aperfeiçoando na técnica.

Como agora nos grupos de corset aumentaram bastante, o numero de membros, também o número de pessoas interessadas em fazer a peça e aumentou DEMAIS o número de pessoas que postam fotos nestes grupos com a parte do corset atrás MUITO ABERTA, e quando você vai ver os corsets são de grifes que tem pouco tempo no mercado. Quando você vê estas fotos de costas logo de cara você nota, por exemplo que a pessoa tem o tórax largo (igual na imagem ai que fiz), que a pessoa jamais terá condições de fechar aquele corset no tórax e na bacia, e foi AI que veio este alerta da Sher (alerta feito em 2013 - e mesmo assim ainda tem casos de reduções nosense)

Eu sei que tem uma grife que esta ainda novinha no mercado se ligou na M que fazia e refez toda sua modelagem, já outra demorou 10 anos pra ver a M que fazia e agora em 2015 refez toda sua modelagem, mas existem outras que ainda não se ligaram no "toque" da Sher e ainda ta nessa. Espero sinceramente que quem faça isso se ligue o mais rapido possível, não adianta ter 200/300 corsets na fila ainda pra serem feitos e se depois vai ter devolução e ter que refazer 20/ 30 corsets  ¯\_(ツ)_/¯

Agora você vai me perguntar:

E AI AGORA? USO OU NAO USO ESTE CORSET COM O TORAX E BACIA TRINCANDO ATÉ A GRIFE ME RESPONDER ALGO?

Eu Iris NÃO usaria até a grife responder, verificar suas medidas e tals. Estamos falando de saúde, do seu corpo melhor não arriscar. MAS caso você queira usar mesmo que as costas esteja MUITO aberta, POR FAVOR não force a parte do tórax e bacia, não queira fazer o TL e forçar o fechamento na extremidade, foque apenas na cintura - pela lógica o corset ficará atrás assim ) ( . As meninas novas que estão aprendendo a fechar o corset já tem uma dificuldade, o que é natural, de fechar o corset e acho eu que vão acabar fechando de uma maneira que as extremidades serão forçadas, então gente é um assunto complicado, eu realmente dava um tempinho até ter uma resposta da grife. (se você quiser ver um video de como fechar seu corset e outras dicas que envolvem o fechamento do corset, clique aqui)

É isso, conforme eu ver que tem mais info pertinente a este assunto, vou completando aqui...


15/09/15 - 13:50 

** Só pra completar sobre o pq algumas corsetmakers pedem altura e peso além das medidas habituais.

A Valéria da La Sorcière Corsets, acrescentou uma observação sobre isso:


Vou explicar pq algumas de nós pedem essa informação.

Pelo fato de que não estamos vendo nossas clientes essa é maneira mais fácil de imaginar vcs, e como são distribuídas as medidas e e até corrigir algumas informações passadas erradas, já que a maioria não estão nos grupos para podermos ver por fotos. Então se a pessoa pede informem para ela.

Dessas informações eu peço a altura, se a pessoa quiser passar o peso pode passar mas não acho tão importante assim, mas é pela altura da pessoa que confiro as medidas verticais e sei se a pessoa passou medidas erradas ou não, por exemplo já houve casos de pessoas com menos de 1,60m passar comprimentos que somados dava de 40cm para mais para um underbust, "ahh Val mas cada pessoa pode ter medidas diferente para medidas vertical, por isso q as peças são sob medida", pode sim, lógico, mas não tanto assim e não para alguém tão pequeno, isso não seria um underbust, seria um corsetdres, mas se fosse para alguém já com quase 1,90m quem sabe...

Outra medidas que o pessoal costumar errar muito é confundir osso da bacia com bumbum, medida de quadril realmente é no bumbum, mas não é essa medida q queremos para fazer corset ela pode até servir como informação complementar, mas medir no osso da bacia é obrigatório, mas mesmo explicado no tutoriais algumas pessoas insistem em não seguir a orientação, o problema é que essa aí sim pode nos enganar, as vezes da para saber q a cliente errou e as vezes não, só da para saber se for uma diferença gritante com relação as outras medidas mas se for sutil não dá, aí a peça é feita , "e de que é o erro de quem fez?", não é de quem passou as medidas.

Conselho de corsetmaker, se ha duvidas com relação a isso converse antes com quem for fazer a peça, é a melhor coisa, não precisa ter peça para comprar logo de uma vez.


A Liliam Dominick, da Mulher Underground Corsets e Moda Alternativa, também comentou sobre este detalhe:


Certa vez eu aprendi com uma corsetmaker gringa tradicional que o melhor a fazer é solicitar as medidas por foto, altura e peso da cliente para confirmar que tudo está correto.

Infelizmente, algumas não conseguem se medir por alguma dificuldade, outras sentem vergonha das próprias medidas, tentam driblar a corsetmaker para receber uma peça menor achando que vão reduzir mais medidas em menos tempo, e algumas inocentemente já passam as medidas com 10cm a menos na cintura pensando que é o certo :/

Eu já passei pela frustração de a cliente se sentir ofendida, arisca ou recatada demais para enviar fotos, a ponto de nem finalizar a encomenda. Por isso achei pertinente e vim comentar. E pedir, meninas, não sintam medo, o procedimento é esse mesmo rsrsrs. Nós que pedimos as fotos nos comprometemos a jamais divulgar essas imagens, eu mesma costumo apagar as imagens depois que anoto tudo o que preciso e só mantenho o histórico da conversa mesmo.

15/09/15 - 18:01

Só mais uma coisa que pintou por aqui e achei legal falar. Uma menina publicou uma imagem de costas faltando uns 3 dedinhos para fechar o corset, como ela leu aqui este post ela ficou preocupada, pois ela estava forçando os 3 dedinhos em cima e em baixo e o corset não ia...

Pois bem, gente se o corset não vai, se você ja sente que o negócio está batendo no osso NÃO FORCE! O foco do corset é a cintura, certo? Então é no meio que você deve se concentrar.

Se for este seu caso o espaçamento atrás está pouco tente deixar o corset atrás ) (, use aquela gambiarra  de ir em X em X vai puxando até conseguir deixar as exterminadas mais frouxas - esta gambiarra eu uso quando eu estou mais gordinha e aquela gordurinha da linha do sutiã resolve marcar demais (leia mais aqui).

[ Sim, puxar X por X é uma "gambiarra". Corset bom numa puxada fecha embaixo, noutra fecha em cima e o ultimo puxão se da no meio e pronto, corset fechado. A gente usa esta "gambiarra" quando fechamos o corset demais por exemplo e a gente precisa afrouxar para acertar as amarras - mais detalhes de como fazer isso, clique aqui ]

No caso da moça PRA MIM o corset estava super ok diante os casos que vi por ai, onde o espaçamento estava GIGANTESCO em garotas super magras, apenas orientei o mesmo que falei acima.

Agora você vai falar:

AI IRIS, JA TENTEI DE TUDO E NÃO CONSIGO DEIXAR A AMARRAÇÃO ASSIM )  (. O QUE EU FAÇO?

Converse com sua corsetmaker, não adianta gente, no final das contas é com elas (ou eles) que você vai ter que falar ¯\_(ツ)_/¯

E se a grife falar que o método de confecção dela é este de padronizar a retirada de 7/10cm de tórax e bacia pra todos os biotipos, que não analisa caso a caso como algo sob medida de ser... então gata, fica ao seu critério usar o corset ou não, A SAUDE É SUA, as informações estão TODAS ai.

Não esqueça leia o post Como medir seu corset depois de pronto. POR FAVOR LEIA INTEIRO!


18/03/17 - Me enviaram este print pois tem informações BEMMM relevantes que não só falam de medidas do corset, como modelagens. SIM modelagem mal feita pode TAMBÉM contribuir para que você tenha problemas, fique atenta...

Marcelo é corsetmaker da Ferrer Corsets

clique na imagem para ampliar

18/11/17 - A Fernanda Silva, membro grupo TL e Fitness, postou duas imagens que achei super interessante publicar por aqui também e que ilustram bem quando se fala que o corset deve respeitar a anatomia do corpo e preservar o máximo possível o tórax para não comprometer inclusive a respiração...



FOCA NA INFO: O deslocamento respiratório do diafragma entre a inspiração profunda e a expiração completa deve ser determinada. Equivale a aproximadamente 4 a 6 cm.

Se você tiver mais curiosidade, a Fernanda avisou que as ilustrações acima foram retiradas do livro:



06/02/18 - Publicado na fanpage da grife Madame Sher


Para ler o link indicado no texto, clique aqui.

Sobre onde fica sua cintura, você pode encontrar algumas dicas aqui e aqui.

PARA COMPLETAR


Onde ficam as costelas flutuantes?
Modelos e modelagens são coisas diferentes
Você vê corsets estranhos com que frequência? O tempo todo!
Reduções irresponsáveis nas medidas de tórax e flancos Reduções irresponsáveis nas medidas de tórax e flancos Reviewed by Iris on Rating: 5

10 comentários:

  1. Oi Iris tudo bem?!
    Estou tentando entrar no grupo de TL lá do face,
    Já fiz a solicitação mais ainda não aceitaram...tem como
    Vc dar uma força lá? Pq vou começar os treinos
    Quero compartilhar com vcs... obrigada! Beijaao

    ResponderExcluir
  2. Oi senão me engano na descrição do grupo pede para que entre em contato com alguma das administradoras, a dona do grupo é a Sthefanie Callaghan veja se acha ela e mande uma mensagem. É o unico jeito.

    ResponderExcluir
  3. Ola, sou magro, mas minhas costelas sao abertas e pratico 2 anos de academia, meu objetivo nao é reduzir cintura e sim forçar para dentro as costelas saltadas ( nao sao as flutuantes ) tenho 17 anos.

    ResponderExcluir
  4. Vc é muito novo, e outra pra fazer TL seu ortopedista tem que liberar, como vc esta na fase de crescimento tem q fazer um exame pra ver se os ossos ja se solidificaram (nao sei se é este o termo) ... mas no mais é arriscado qq tipo de modificação desta maneira como espero que tenha visto no video da publicação.

    Alias por ter as costelas altas creio eu que pegando musculo no peitoral ele va ficar bem interessante, esteticamente falando.

    Converse com seu ortopedista e nada de fazer loucuras!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Não concordo muito com o post. Porque têm duas formas de corsets populares hoje em dia, um é o hourglass (que foca mais na cintura mesmo) e o conical (que põe mais pressão nas costelas, tórax), eu comprei um corset conical lá fe fora, porque o meu objetivo é fazer o meu tórax menor que minha cintura, sei dos riscos e tudo, da capacidade de respiração diminuída, mas é o meu objetivo, ter o tórax mais pequeno o possível. O corset conical cumpre esse objetivo, e ele também é indicado somente para as tightlacers mais avançadas e com mais experiências, aliás é o mais difícil de usar também, visto que causa muita pressão nas costelas. Agora o hourglass eu já não gosto muito, ele é todo curvado nas costelas (não as afeta), bem pequeno na cintura e curvado nos quadris (bacia) também..
    Quero dizer que quem quiser reduções nas costelas há o corset cônico feito devidamente para isso..

    ResponderExcluir
  6. Juliana vi que você comentou duas coisas com nome diferente e achei bem suspeito. (sao pra deixar registrado)

    Deixa ver se eu entendi você não concorda com o post que relata que pode trazer danos a saúde mas logo depois você diz que sabe dos riscos? Faltou um pouquinho de coerência ai hein :)

    Os corsets que você citou quem é corsetmaker brasileira não indica para o Tight Lacing justamente pelos riscos ja descritos no texto e inclusive reconhecidos por você.

    A questão aqui não é gosto e sim um perigo para saúde, não seria tao irresponsável falando para pessoa pegar um determinado formato de corset sendo que ele ee perigoso para saúde com o tempo, AGORA se mesmo com estes alertas você quer comprometer sua saúde o problema é todinho seu :)

    ResponderExcluir
  7. Caso alguém queira saber sobre silhuetas de corsets, tem um texto de 2007 aqui no blog sobre o assunto: http://tightlacing.blogspot.com.br/2007/10/silueta-dos-corsets.html

    ResponderExcluir
  8. BOA TARDE, gostei muito do seu blog, estou devorando, estou usando a um mês, tive mudanças significativas no meu corpo, no entanto, meu corset, ficou curto, o bico fica subindo, e atualmente estou tendo um pouco de inchaço nas pernas,principalmente no período pré menstrual, apesar de ter ido ao médico e ele dizer, que minha saúde está ok!! Queria dar uma sugestão poderiamos postar fotos, com nossas evoluções pra incentivar, obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, qual é o nome do grupo no face? Estou querendo iniciar o TL e estou buscando todas as informações possíveis antes de comprar o corset. Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  10. Olá dani, logo no começo do texto onde está escrito "grupo de TL o Facebook" já é um link seo clicar que já vai direto pro grupo Tight Lacing Brasil ;)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.