recent posts

Ai! To com uma DOR aqui, é normal?

De uns 3 anos pra cá, não sei quantas vezes já li este tipo de pergunta nos grupos de Tight Lacing (TL). A popularização do TL chegou numa camada da população que infelizmente não tem muita informação, embora tenham acesso a ela através da internet. Isso pra pra mim piora a situação num grau que tenho medo do que o TL será daqui uns anos. Ter acesso a informação e optar por não usá-la é algo realmente que não vejo o menor sentido. Muitas das pessoas que entram nos grupos de TL não pesquisam absolutamente NADA da prática antes de comprar um corset, vão no impulso e depois povoam os grupos com a pergunta que usei como título para este tópico.


Antigamente, lá no início do TL no Brasil, acredito que como era um grupo mais restrito, poucas pessoas faziam e NÃO TINHA O TANTO DE CONTEÚDO QUE SE TEM HOJE, as pessoas iam atrás e as poucas informações que se encontrava na época eram em outras línguas e principalmente em inglês. Mesmo aquelas que não tinham domínio na língua, e eu me incluía, era rotineiro o uso de um DICIONÁRIO para a tradução. Aliás, este foi um dos motivadores para eu criar e depois manter este blog, não existia nada interessante sobre a prática em Português, então o que lia e aprendia tanto na leitura quanto da minha experiência durante meu TL deixava registrado por aqui. A facilidade que hoje se tem para encontrar tudo sobre Tight Lacing não era a mesma coisa que antigamente, mas nemmmmm de longe!

Hoje, infelizmente, é crescente o número de pessoas com dúvidas que bastava um pequeno raciocínio lógico, que chegariam sozinhas na resposta.

Oras, se algo que você não usava antes ao apertar está te causando DOR o que o pessoal do Tight Lacing fazia há 10 anos atrás? Oras, afrouxava o corset! Opa, mas mesmo assim não deu certo, o que pode estar errado? Pera ai, será que é minha postura… hmmm deixa eu melhorar…. e se eu fortalecer mais os músculos fazendo mais exercícios focados no tronco? Hmmm farei mais e acho que ficarei menos tempo com o corset e daqui umas duas semanas aumento uma hora, melhor me acostumar mais ao corset. Opa… deu certo! Vou falar com aquele meu médico amigo da família pra ver o que ele acha... Hmm,vou aproveitar e falar com minha corsetmaker pra ela saber o que houve…

MASSSS, O que o pessoal hoje que abuuuuuunnnnda os grupos de TL nas redes sociais fazem?

OPA, mas é LÓGICO, TA DOENDO? Bora apertar mais! Ah, mas pera, vou lá no grupo perguntar se é normal, mas vou perguntar aqui com o meu corset mais apertado :)

DOR NUNCA É NORMAL


Segundo a Associação IASPInternational depois de realizar um estudo sobre dor, chegou a conclusão que:

“ DOR - Experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através das suas experiências anteriores.”

DOR, ainda mais no Tight Lacing, é um AVISO que o seu corpo está te dando para algo que antes não estava acontecendo. E no Tight Lacing você tem que ficar ANTENADÍSSIMA a isso! Além da dor, saliento também, feridas, inchados, manchas roxas, enfim... tudo o que você não notava antes no seu corpo que notou depois do TL, tem que ficar ligada. O contato com seu corpo será maior com o TL, você vai notar isso com o tempo de prática.

Embora a dor seja um sinal ÓBVIO de algo errado no seu corpo, infelizmente muitas não conseguem se ligar no que pode estar acontecendo.

DESCONFORTO: OK, DOR: JAMAIS!


Sei que tem uma turminha no TL que curte dor. Pra quem não sabe ou mesmo nem se interessou em ler mais sobre o TL, ele tem um apelo fetichista não é de hoje. Por isso, se você for desta turma nem precisa considerar alguns dos alertas que vai ler aqui neste texto, mas precisa ficar atenta em alguns.

Pra você que não curte dor e quer fazer um TL mais saudável, na medida do possível, o DESCONFORTO É NORMAL, afinal, você nunca usou algo que restringia tanto os movimentos do tronco. Quando saímos do desconforto, daquele incomodo e começa a dorZINHA lá loooonge e no dia seguinte a ZINHA se transformou em dorZONA, aí colega, fique esperta!

A ida aos MÉDICOS antes de comprar qualquer coisa se tornou VITAL hoje em dia para quem quer começar o Tight Lacing, ainda mais pra turminha que pouco se interessa em saber mais detalhes da construção de um corset, quer apenas olhar uma lista de indicadas, ver o preço e clicar COMPRAR.

Sabe que médico tem que ir pra ver se esta tudo ok para começar o TL? Não? Clique aqui!

Imagine só a menina que não foi nos médicos lá no começo tem um problema mais grave na coluna que mal sabe que tinha, é dor na certa! Já vi várias nos grupos, basta perguntar: VOCÊ FOI NOS MÉDICOS? Umas assumem que não foram e outras tomam um chá de sumiço que nem aparecem mais pra responder - rs.. ah! e mesmo você, que tem aquela lordose leve ou escoliose leve que o ortopedista te liberou para a prática INFORME SUA CORSETMAKER sobre isso, até mesmo se você tiver seios grandes ou silicone, INFORME SUA CORSETMAKER sobre isso, se você tem problemas com vasinhos e circulação e seu angiolista te liberou,  INFORME SUA CORSETMAKER sobre isso. Sempre mantenha a profissional que fez seu corset a par de tudo que te acontece durante seu Tight Lacing, tenha certeza que as mais profissionais estão bem atentas no tanto que esta prática mexe com a saúde.

Só que apenas a ida no começo aos médicos infelizmente não garante 100% que você não terá dor durante seu Tight Lacing, isso é um cuidado a mais assim como todos os outros cuidados que vou falar neste texto. São cuidados para que você consiga fazer um TL consciente de tudo que pode acontecer e de forma tranquila e gradual, sem traumatizar muito seu corpo, já que a prática por si só É SIM agressiva e exageros devem ser evitados. Tight Lacing é uma modificação corporal óssea que por tabela envolve outros tantos orgãos, é por isso você deve ter SIM atenção a qualquer sinal de dor.

Os EXERCÍCIOS, bom, este assim como a ida aos médicos já estou vesga de tanto copiar e colar os links sobre estes assuntos no grupo que participo, principalmente nos casos de alguma FIA solta a pérola: PRECISA MESMO FAZER OS EXERCÍCIOS? lá vou eu inclusive com um link com alguns dos casos que mostram não só a importância dos exercícios quanto a ida aos médicos (veja aqui).

#FICADICA: O IDEAL É QUE SEU TRONCO JÁ ESTEJA FORTALECIDO ASSIM QUE COMEÇAR A USAR O CORSET PARA A PRÁTICA DO TIGHT LACING. ENCOMENDOU SEU CORSET? SIM? APROVEITE E JÁ COMECE AOS POUCOS OS EXERCÍCIOS ATÉ CHEGAR NA QUANTIDADE RECOMENDADA. QUANDO O CORSET CHEGAR GARANTO QUE ESTARÁ TIRANDO DE LETRA OS EXERCÍCIOS DIÁRIOS.

300 abs + 150 lombar DIÁRIOS - trabalhando todos músculos tronco. Sim, diários significa todo dia! - veja mais detalhes aqui - leia TUDOOOOOO!

O período do SEASONING é super importante no começo do seu TL, é a chance que você dá ao seu corpo para ele se acostumar lentamente com esta peça e evitar ao máximo que ele sofra pelo trauma do aperto constante, e acredite, o corset também ficará bem melhor no seu corpo depois deste período. Neste momento o corset não pode de maneira alguma ser apertado no talo, use junto ao corpo e com o passar dos dias você irá apertando um pouco a mais, de forma bem gradual e lenta dia a dia. A tabela que tem neste blog, que foi publicada inicialmente no grupo TL e Fitness no Facebook, é apenas uma sugestão segura já usada há alguns anos para as que tem alguma dúvida sobre como começar, MAS embora segura, já vi casos de meninas que mesmo com ela sentiram dores...

E ai? O que se faz? Insiste e aguenta a dor? NÃOOOOOO, COLEGA! Reveja passo a passo sobre o que você pode estar fazendo de errado, por exemplo: Será que está apertando demais? Fazendo exercícios de menos? Será que se você ao invés de ficar as X horas que a tabela sugere, ficar menos horas não seria melhor? Seja detalhista no seu TL, fique atenta a tudo que você faz. RESPEITE O TEMPO DO SEEEEUUUU CORPO!

É importante que sua musculatura já esteja preparada ANTES de começar o TL, leia mais aqui.

AH! Por falar em aperto, eita mulherada que cai de paraquedas em grupos de TL inspiradas nas "DIVAS DO CORSET ATOCHADO" hein!! Já pegam o corset e depois do seasoning já dá aquela "ATOCHADA BUNITAAAAA".

Juro, já li menina falando que estava com dificuldade de respirar e mesmo assim estava com o corset!!! Olha o nível do perigo que chegamos! A pessoa tem dificuldade de respirar, mas oras, ela vê tanta "DIVAS DO CORSET ATOCHADO" porque justo ela não vai conseguir? Daí ela vai e insiste! Como é aquela frasezinha? NO PAIN NO GAIN... FÉ, FOCO e FORÇA ... vai nessa, vai...


Resultados rápidos e aperto exagerado é a mais pura ILUSÃO plantada pelas "DIVAS DO CORSET ATOCHADO" nos grupos de Tight Lacing no Facebook!

Gente, a Cathie Jung levou ANOSSSSS pra chegar no extremo que chegou, tem tightlacer brasileira que levou 3, 4, 5, 6 anos pra mudar de um super Bob Esponja e ficar com a cintura micro super pilão, super vincada, com uma silhueta ampulheta bonita e fixada.

Hoje tem gente nos grupos de TL que usa corset o dia todo, apenas tira para tomar banho e diz que as medidas estão fixadas? Como? Se nem tira o corset do corpo, se nunca ficou mais de 2/3 meses sem a peça e até mesmo sem utilizar algo no lugar do corset que estrangule a cintura? Hoje tem fia que faz Tight Lacing um ano e uns meses e chama a si mesma de veterana! Nem eu sou veterana! É bizarrro!

Sinceramente, pra mim ISSO é algo que infelizmente incentiva as tadinhas que caem de paraquedas a cometer absurdos. As tadinhas são as que sempre ficam encantadas com fotos sem nenhum detalhe significativo, nada que tenha algum conteúdo de verdade sobre a prática, nem mesmo detalhes sobre o TL de quem está na foto, se vê apenas a imagem de uma cintura extremamente estrangulada dentro de um corset. As tadinhas, estas caem certeiro na foto que foi publicada apenas para um like, uma massageada no ego. Parece que agora virou disputa de quem fecha o corset primeiro, de quem usa o modelo que a grife diz ser para "avançada", parece uma busca por um destaque dentro de um grupo ou uma tentativa constante de atenção que nunca tiveram na vida, sei lá... sempre fico pensativa vendo umas coisas nos grupos, a única coisa que tenho certeza é que mal sabem elas que Tight Lacing é muito mais do que um corset atochado no corpo. E dia a dia vejo o aumento de meninas indo nos grupos falando de dor...


Você tem que ficar atenta até na sua POSTURA quando usa o corset. Já comentei algumas vezes aqui no blog, o corset AJUDA na postura mas se a pessoa tiver problemas posturais ele não vai ser "tratado" pelo corset. Eu mesma no começo do meu TL não tinha uma postura legal. Quando me sentava jogava o peso do tronco todo em cima do corset (como mostra a primeira menininha da ilustração acima), e era BATATA, a costela (de cima) assim que eu tirava o corset ficava latejando, ás vezes era apenas de um lado. Na época eu mesma me toquei que estava fazendo e tratei de manter a postura mesmo usando o corset. Inclusive, isso que comentei também pode contribuir para que as barbatanas com o tempo rasguem as canaletas do seu corset (leia mais aqui).

Mais um caso relacionado a postura. Confesso que nunca faria ligação desta possibilidade... [update 28/03/17] só hj em outro post num comentário vi que a moça tem ASMA, achei bom deixar registrado este "detalhe"

Já pensou que sua dor pode ser algo com seu corset? SIM, acredite, pode ser algo com ele! Uma medida errada, um detalhezinho que passou desapercebido na hora que você foi se medir e errou. Eu sempre dou a dica, FALE COM SUA CORSETMAKER, vocês vão checar as medidas do seu corset e JUNTAS vão ver o que pode estar acontecendo, pode ser até que a corsetmaker depois de ver as fotos que você vai mandar pra ela ;) (frente, lado e costas) pode ver algo que nem eu aqui com o tanto de coisa que já vi nos grupos de TL durante estes anos e vivi no meu TL sei que pode acontecer e ela num olhada de foto já saiba o que pode ser. Por isso FALE COM A SUA CORSETMAKER, inclusive em casos de DOR durante seu Tight Lacing.

Bom, se você chegou neste texto porque está com alguma dor, você viu tudo o que pode ser, já falou com a sua corsetmaker e não chegou a conclusão nenhuma >> SUSPENDA O USO DO CORSET E PROCURE UM MÉDICO! Mesmo que ele for encher seu saquinho por causa do TL, fale o que você esta fazendo timtim por timtim, o acompanhamento médico no TL também é tão importante quanto a ida neles antes de começar a prática.

Espero que algo neste texto tenha clareado um pouco suas ideias em relação ao cuidado que tem que ter e principalmente, se você ai está curtindo alguma dor achando que é normal e tem que aguentar porque a sua eleita "DIVA DO CORSET ATOCHADO" conseguiu, a coisa não deve ser assim, cada corpo é ÚNICO e no decorrer do SEU TL e vendo a evolução de tantas meninas nos grupos e não só da pessoa que você elegeu como "DIVA", você terá uma percepção muito maior sobre isso.

SE INFORME, TIGHT LACING É ASSUNTO SÉRIO!


Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes, caso esteja no celular - basta clicar aqui. Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de compra um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar o Tight Lacing.


UPDATE


17/08/16 - Achei um site com um conteúdo interessante e na parte do blog, chamada: CAMINHOS DA DOR (clique aqui), tem uma pequena lista de regiões do corpo. Ao clicar em cada uma você encontrará um texto bem descritivo com as possíveis causas de determinada dor. Logicamente esta sugestão não te isenta em ir em um médico para saber de fato o que está acontecendo com você em algum caso de dor, porém como curiosidade, o site é bem interessante.

13/03/17 - Não sabia onde encaixar esta dica, vou deixar aqui pois tem a ver com POSTURA x ESTÉTICA (mais sobre isso, clique aqui)

Ai! To com uma DOR aqui, é normal? Ai! To com uma DOR aqui, é normal? Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.