recent posts

Gravidez e o Tight Lacing

Mais uma questão que tem no blog mas se perdeu no meio de algum texto e resolvi fazer um tópico apenas sobre isso.

Lembro que em épocas de orkut a dúvida mais recorrente sobre gravidez era se quem praticava o Tight Lacing poderia engravidar depois, se esta é a sua dúvida respondo SIM, pode sim! Nosso corpo é tão incrível que o bebê vai tratar de novamente abrir espaço para ficar certinho dentro do ser corpo.


Hoje em dia a coisa mudou um pouco, a devida que mais vejo é: Quanto tempo depois do parto pode usar o corset? É importante que neste período pos parto que a mulher faça o uso normal da cinta indicada pelo médico, o fator principal do uso da cinta pós parto é evitar a formação de um seroma, que é caracterizado pelo acumulo de líquido no local da cesária. A cinta comum tem uma pressão adequada para quem fez uma cirurgia recente, ela foi criada e destinada a este fim. Você precisa aguardar toda a cicatrização interna do seu corpo para então sim pensar em começar o Tight Lacing.

No geral a liberação do médico para o uso do corset é **após 6 MESES a UM ANO no caso de parto por cesária e de 3 a 6 MESES parto normal, mas somente seu médico mesmo para informá-la sobre esta liberação. (**leia updates)

Pela falta de informação aumentou DEMAIS as recém mães enlouquecidas que "CONFUNDEM o que é de fato se cuidar neste momento que passam e entender o que é RECUPERAR o corpo após uma gravidez.


"Garantir as curvas ou emagrecer não significa que seu corpo está recuperado. O ESTUFAMENTO da sua barriga após uma gestação além de poder ser uma possível diástase pode ser outras coisas também. A recuperação do corpo neste momento se dá de forma interna! Cada mudança da gravidez ocorre nas suas estruturas: ligamentos, articulações e músculos são alterados." (trecho retirado da fanpage GRAVIDEZ EM FORMA)

*além da gravidez, a diástase pode ser causada por excesso de exercícios e obesidade excessiva.

Outra questão que muitas perguntam é sobre a diástase que pode ocorrer logo após o parto, eu já li muitos relatos e pelo que pude ver os exercícios abdominais são muito mais eficazes nesta questão, no youtube você acha ótimos videos de exercícios para este problema que você mesma pode fazer em casa. 

RESUMO DIÁSTASE x CORSET e o TIGHT LACING

📌  O CORSET é uma peça que IMPEDE a hipertrofia dos oblíquos, músculos estes bem importantes para compensar a diástase.

📌  O CORSET interfere diretamente no TÔNUS LATERAL que neste caso estão sendo usados para compensar o reto. 

Resumindo, se for usar o corset use mesmo para USO FASHION. Trate da sua DIÁSTASE primeiro e depoisssssss pense em Tightlacing, ok! ;)

Aqui no blog já tem um texto sobre diástase relacionado ao tight lacing, clique aqui.



Outras questões sobre corset e tight lacing você pode encontrar na lateral do blog, reserve um tempo e leia tudo.

Pra quem gosta da parte mais sobre a história dos corsets, pesquise pelo google sobre o "nursing corset" e "maternity corset"

UPDATE



**01/03/16 - Bom, no inicio do texto a informação veio tanto de corsetmakers e alguns relatos de mulheres que foram liberadas pelo médico para praticar o TL. MAS como vem surgindo uma nova categoria de "louca do corset", as "loucas do corset pós gravidez" atrás da barriga chapada, como se corset chapasse a barriga milagrosamente. A moda agora é ter barriga chapada igual da atriz Global que teve filho e em semanas está mais magra que antes da gravidez, pena que muitas das "loucas do corset pós gravidez" que querem a barriga chapada, esquecem que a Global se cuidou e MUITO nos 9 meses de gestação e as vezes bem antes.

O corset com a prática do Tight Lacing foca muito mais a lateral do corpo do que a frente. Me uso como exemplo, de lado sou muito mais fina sem corset do que com corset. A grande maioria que cai de paraquedas nos grupos de Tight Lacing ficam encantadas nas fotos de evolução dos membros e notam que a grande maioria que pratica de forma correta o Tight Lacing, a barriga melhora bastante - mas o fato não é tão pelo corset, mas sim por causa das 300 abdominais + 150 lombar DIÁRIAS que a pessoa TEM que fazer quando decide praticar o TL. Fora, que algumas meninas bem espertas, aliam o TL a reeducação alimentar, ai não tem erro, a barriga melhora absurdamente, mas não foi o corset o grande herói do feito não.

Pois bem, a mulherada que fez cesariana já caem com tudo indo no período mais curto recomendado por alguns médicos (6meses) ou simplesmente passam um xaveco qualquer no médico, que deve achar que elas estão falando de cinta, e os coitados já liberam com pouquissimo tempo de cesárea para usar o corset e começar o Tight Lacing.

Na MINHA opinião, o corpo sofreu uma "agressão" interna por 9 meses, mês após mês você é imundada de hormônios, os orgãos e tudo que tem dentro do seu corpo é reposicionado para que um ser cresça dentro de você.

O bebê nasceu, você ficará uns 3/4 meses SANGRANDO e PA, você já quer tacar uma peça com uma SUPER pressão intra abdominal num corpo que não está 100% normal, depois dos 9 meses de pura turbulência dentro dele? Sério mesmo? Ok, o corpo é seu, mas... Sério mesmo?

Afasta tudo aí, pow! Tô crescendo! :D

Eu particularmente acho uma loucura em 6 meses pós parto usar um corset e praticar o TL, na MINHA opinião um corpo com 6 meses após uma gestação não está ainda 100% internamente, eu de verdade esperaria o período de UM ANO para tudo ficar na boa, para dai sim entrar de cabeça numa prática que envolve modificação corporal, que vai curvar sua costela flutuante permanentemente, que envolve muito sua saúde, que precisa ter uma boa dedicação e atenção diária.

Agora que você acabou de sair, pera que mamãe "a louca do corset" vai arroxar tudo até dizer chega!
Imagem ressonância magnética : Mesmo corpo > sem corset  |  com corset, +detalhes aqui

AH! Já sei, você quer tirar a pochete que ficou sobrando depois do parto? Dependendo do tamanho você vai rasgar dinheiro comprando um corset achando que sua pochete vai evaporar (leia mais aqui). Ta achando que só porque fala que o corset com a prática do Tight Lacing curva as costelas flutuantes e "modela o tecido adiposo",  se você tiver 10kls de gordura concentrada na barriga o corset vai chapar tudo e fazer a gordura sumir num passe de mágica? Quem dera! Se sua intenção é chapar a barriga colega,  exercícios + alimentação é a solução! Gordura localizada? Dependendo da situação, só tratamento estético dará jeito ou a faca! Não tem como fugir!

Sua barriga está flácida depois da gravidez? Sinto em dizer, mas corset não resolve isso :/ exercícios para tonificar o músculo da barriga e tratamentos estéticos são bem mais eficazes para isso, mas corset e a pratica do TL, esqueça.

Respeite seu corpo neste período pós gestação, tenha calma, o corpo vai voltar aos poucos naturalmente. Enquanto não puder usar o corset ou mesmo outro tipo de peça com forte pressão intra abdominal, se você já puder, faça exercícios e cuide da sua alimentação, não tenha pressa.

Coloque sua saúde em primeiro lugar, SEMPRE!

07/03/18 - Vídeo super explicadinho que vai te ajudar a identificar se você tem diástase. Aliás para quem está a procura de conteúdo sobre recomendo este canal.

Gravidez e o Tight Lacing Gravidez e o Tight Lacing Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.