recent posts

Victorian Corset e Edwardian Corset

Quando a cintura retornou ao seu formato natural em 1830, o corset novamente surgiu com a função de sustentar os seios e estreitar a cintura, o vestuario era caterizado por mangas bufantes e uma fina cintura, mesmo com o corset usado moderadamente.

No entanto a forma mudou para ampulheta, o que é considerado até hoje a forma típica da moda victoriana, neste mesmo período o termo corset, foi primeiro utilizado para designar esta peça do vestuário em ingles.


Victorian corset

Quando as mangas bufantes sairam de moda, a cintura tinha que ser mais apertada para visualmente ficar com a mesma aparencia da moda antiga.

O foco da moda na forma da silueta de ampulheta aconteceu em meados do seculo 19, esta redução da cintura era conseguida atravez do corsetry. Mas em 1840 / 1850 que o tight lacing começou a virar uma preocupação.

O corset não mais terminava nos quadris e sim apenas alguns centimetros depois da cintura, o corset tinha uma forma de funil extremamente exagerada, o mercado de corsets ficou mais popular e os corsets que eram feitos a mão começavam a ficar mais baratos .

No final do sec 19 havia uma extrema preocupação com o uso dos corsets que se tornou exagerada, alguns medicos se juntaram para sustentar a teoria que o corsertry era prejudicial a saúde principalmente durante a gestação, então as mulheres que usavam corset foram ironizadas como escravas da moda.

Primeiro filme adulto de 1897 mostra mulher com corset da época, mais detalhes do vídeo, clique aqui

Edwardian corset

Também conhecido como cisne (swan-bill) ou corset saudavel (health corset) ou até mesmo strait-front corset, era em sua forma reto na frente e as costas fazia um S.

Usado de 1900 até o inicio de 1910. O nome do corset se deu ao fato do uso rigido busk reto colocado na frente bem no meio do corset (antes no victorian corset era usado o spoon busk) , isso fez com que o tronco fosse projetado para frente e os quadris mais salientados para trás.

O straight-front corset foi popularizado por Inez Gaches-Sarraute, uma cosertierre com formação médica. A intenção deste novo corset foi de ser menos prejudicial a saúde que os anteriores, a pressão exercida no estomago era bem menor. No entanto nenhum beneficio era tão vantajoso já que sua forma era pouco natural na parte das costas.

O straight-front corset foi criado para dar a ilusão de uma cintura fina forçando os quadris para trás e o tronco para frente tentando aliviar assim a pressão do estomago que existia no corset anteriores a este.

(figura 1 - ilustração do efeito do victorian corset | figura 2 - ilustração do efeito do edwardian corset)


(figura 1 - mulher usando um victorian corset | figura 2 - mulher usando um edwardian corset)

Contudo em 1908 a silueta novamente ganhou uma mudança e a linha da cintura ficou mais alta possibilitando que a silueta ficasse um pouco mais proxima do natural, neste periodo as peças que se assemelhavam a sutiãs foram introduzida e tomou conta do lugar do corset que agora o se concentrava no diminuição dos quadris

Edwardian long line corset

De 1908 a 1914 o comprimento das saia mudou indo da cintura até os tornozelos, assim o corset também passou por algumas mudanças para se adequar a esta nova moda, entao um novo tipo de corset que cobria até as coxas surgiu. A nova moda era considerada desconfortavel, pesada, além disso a peça exigia tiras de elástico para sua confecção.

Após a Primeira guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial causou uma falta de aço para uso dos civis e também para o corset, então a popularidade do corset começou a cair e o uso dos sutians e cintas se intensificou.

A mudança na economia teve grande influencia na mudança da cultura. Antes a tipica mulher jovem deveria viver em casa e receberia um corset em torno dos 15 anos e ela deveria estar casada aos 18 anos. Depois a mulher jovem já é uma estudante e exercia alguns trabalhos nao classificados e a contracepção era muito comum. O tipico corset nesta época era o underbust (abaixo do busto), usado apenas pelas mulheres mais corpulentas e pelas grávidas

O corset deixou de ser realmente popular no final de 1910 mas as formas de roupas que moldavam o corpo chamadas tambem de corsets continuavam a ser usados no ano de 1920, no entanto estas peças tinham o proposito de reduzir o tamanho dos quadris. A moda da cintura teve seu regresso em 1939 provocou agitação no circlo da moda da época e na Segunda Guerra mundial elas finalmente voltaram. No final de 1940 foram relançadas a peça conhecida mais popularmente como Merry Window.

No final de 1980 e durante 1990 a moda fetishista se tornou popular e os corsets vieram com uma reeleitura, agora usado por cima do vestuário.



Galeria de victorian corsets originais
(época onde o spoon busk era usado)

Galeria edwardian corsets originais
(época onde o busk reto era usado)

Galeria de long lines originais

fonte: Wikipedia - History of Corsets
tradução: Iris Freitas Duarte



PARA COMPLETAR


• A influência do uso do corset na morfologia de suas usuárias no período Vitoriano
A historia indiscreta da silhueta
As mulheres Vitorianas
Uma breve historia dos corsets




Victorian Corset e Edwardian Corset Victorian Corset e Edwardian Corset Reviewed by Iris on Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.