recent posts

Abdominais de forma correta e o BRACING

Sabemos o tanto que é importante fazer os exercícios quando se decide fazer o Tight Lacing (TL). Embora aqui no blog tenha um IMENSO tópico sobre SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS e lá dentro com dicas de ouro ótimas, achei legal deixar esta separada. Vi inclusive meninas que já tem uns aninhos de 'cadimia' que não tiveram um orientador legal que ficasse ao lado dela pra corrigir coisas básicas.

Sabemos que fazer alguns exercícios podem DETONAR a linha da cintura da mulher, se não sabe detalhes sobre isso CLIQUE AQUI, mas uma coisa que passa desapercebido INCLUSIVE nos ABDOMINAIS:

>>> Se você não fizer direito pode sobrecarregar regiões de onde a força não tem que vir e ABRIR sua caixa torácica te deixando MAIS LARGA. <<<<


Isso que vou colocar abaixo foi uma das primeiras coisas que aprendi no Pilates e isso é tão bem ensinado no Pilates que hoje pra qualquer coisa que me exija força eu já dou uma "travada" no abdomen, mas não basta travar tem que fazer certinho...

No campo da musculação o nome disso que é ensinado no Pilates (e não me recordo se no Pilates tem algum nome especifico) é BRACING,  que nada mais é que uma técnica que consiste na ativação e contração voluntária de todas as diferentes áreas abdominais (transverso, reto abdominal, oblíquos externos e ainda oblíquos internos) em simultâneo. Com esta técnica você melhora a EXECUÇÃO do exercício e o melhor, você usa a força de onde ela tem que vir pra executar o exercício sem sobrecarregar outras regiões e ficar lesionada à toa...

QUAIS AS VANTAGENS DO BRACING?


1. Mais força
A estabilidade da coluna depende da totalidade dos músculos implicados e não apenas do transverso. É importante ativar os oblíquos, especialmente o externo, face à sua enorme implicação na estabilidade lombar-pélvica. O hollowing (diminuição do perímetro da cintura por encolher a barriga) inibe a ativação dos oblíquos, ao passo que o bracing vai aumentar essa ativação, sem deixar de incluir o transverso abdominal.

2. Maior equilíbrio
A estabilização de uma estrutura só é realmente eficaz se a base que suporta os cabos que a estabilizam for mais larga. Ao diminuir o perímetro da cintura (encolhendo a barriga), reduz essa base e perde a mais-valia dos restantes músculos capazes de garantir uma capacidade total para estabilizar a coluna.

3. Maior estabilidade
Após vários exames de estabilidade da coluna face à ação de forças externas, verificou-se que existe uma maior estabilidade da coluna quando se promove o bracing (contração voluntária de todos os músculos abdominais) relativamente ao hollowing (diminuição do perímetro da cintura por encolher a barriga).

Eu já li umas fias que durante seu treino de Tight Lacing falarem que tentaram seguir a orientação de fazer abdominal todo dia mas ficaram com dores nas costas. Equivocadamente culparam a orientação, mas nem se quer chegaram a cogitar que ELAS que poderiam ter EXECUTADO os abdominais de forma errada ;) ou até mesmo possuir algum problema na coluna que impediria que aquele tipo de abdominal fosse feito todo dia. Então nessa hora o que a fia faz? Se culpar que pode estar fazendo errado e corrigir? Pedir orientação para um profissional de verdade? Ir no ortopedista e falar sobre isso? NÃOOOO, a fia DIMINUI os exercícios!!

Gente, NÃO FAÇAM ISSO! Você esta se enfiando numa técnica de modificação corporal óssea, ficará o dia todo com uma peça que restringe os movimentos do tronco e que fará o papel dos músculos suportando o peso do seu tronco. Você vai diminuir logo o aquilo que fará que você não fique dependente da peça? NÃO PODE, ok!

Abaixo colocarei uma sequência de vídeos que explica tanto o BRACING, como a forma CORRETA de executar os abdominais. LEMBRE-SE, não é apenas UM tipo de abdominal, temos VARIOS grupos de músculos no abdomen, a ideia é que TODOS sejam trabalhados até completar a quantidade total diária de repetições. (no final colocarei novamente o link pro tópico que tem aqui no blog e uma imagem bem da ilustrativa de sugestão que não tem erro)

Sem mais delongas, bora lá entender o tal BRACING





Fiz uma imagem do vídeo acima para facilitar a compreensão dele + detalhes deste vídeo, clique aqui.

BRACING, memorize esta palavra e pesquise mais sobre o assunto!!

Aqui no blog, como disse lá no começo, tem um tópico IMENSO sobre SUGESTÃO DE EXERCICIOS, clique aqui para ver...

Imagem resumida, mas ela não te isenta de ler de PONTA a PONTA o tópico SUGESTÃO DE EXERCÍCIOS! POR FAVOR, LEIA! GARANTO QUE É PRO SEU BEM ;)

Confesso que o tópico SUGESTÃO DE EXERCÍCIOS está bem poluído de infos, mas ele é o que uso pra centralizar informações sobre o assunto. Lá tem vários updates (atualizações) com as datas respectivas, pois no dia que acontecia lá ia eu e já atualizava com algo "novo" ou mesmo uma dica boa que alguém tinha dado em algum grupo, portanto, LEIA O TÓPICO INTEIRO MESMO e NUNCA pare de pesquisar sobre o assunto!

Ah! Outra coisa, como já tive este aparelho (da imagem cima) e usei um breve momento na época do meu TL posso dizer com a boca cheia: Este aparelho ai te ajuda a ROUBAR nos abs. Melhor coisa é aprender a executá-los certinho sem necessidade destes trambolhos aí! Vai por mim, comprar este treco é jogar dinheiro fora!

Pra você que chegou agora no blog e está mais perdida que cego em tiroteio e REALMENTE pretente fazer o Tight Lacing, comece pelo começo: GUIA INICIANTE • OS PRIMEIROS PASSOS PARA O TIGHT LACING, depois deste guia lido e todos os links dentro dele lidos e relidos, vá para  LISTA DOS TÓPICOS MAIS IMPORTANTES DO BLOG e DEVORE todos os links!

Você iniciante já põe uma coisa na cabeça: AGORA, neste exato momento, NÃO É A HORA DE COMPRAR NADA, mas sim ENTENDER DE VERDADE que raio que é este tal TIGHT LACING (TL). O ASSUNTO É SÉRIO e envolve a SUA SAÚDE!

Boa leitura e bom TL 💋
Abdominais de forma correta e o BRACING Abdominais de forma correta e o BRACING Reviewed by Iris on Rating: 5

2 comentários:

  1. Jesus q blog perfeito,to lendo tdo q posso p qndo comprar estar preparada corretamente kkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.