recent posts

Pode fazer exercícios usando o corset?

NÃO! NÃO! e NÃO! Hoje para minha infelicidade acabaram de publicar um video no grupo TL e Fit lá no Facebook, sobre uma reportagem daquelas que quem fez mal sabe a diferença da cinta que a kim kardashian usa pra um corset feito sob medida, mas até ai tudo bem normal, afinal é difícil achar um jornalista que pesquise de verdade sobre o TL... Quando de repente, surge um depoimento de alguém que diz que pesquisou sobre Tight Lacing fazendo AGACHAMENTO e outros exercícios usando o corset...

Depois do meu mini infarto ao ver a cena e ouvindo ela dizer que "a prática do Tight Lacing é para afinar a cintura com CORSELET (sic) ou espartilhos", achei que valia a pena colocar esta informação separada aqui no blog.

troféu joinha pro educador físico da moça :/

Bora usar a pérola da moça como exemplo do que NÃO FAZER COM O CORSET, coisa que quem REALMENTE pesquisou sobre Tight Lacing e sobre os corsets está careca de saber. Para isso vou apenas copiar e colar um texto que a corsetmaker da grife Madame Sher escreveu já há um tempo atrás, que tem uma explicação básica e bem lógica sobre o assunto:

A marca Madame Sher Corsets não recomenda o uso do corset durante os exercícios físicos. Segue uma explicação básica.

1 - Preservação da amplitude dos movimentos: Embora menos que um corset tradicional, a peça restringe a movimentação não possibilitando o desempenho correto de uma série de exercícios além de prejudicar o equilíbrio em determinadas posições.

2 - Preservação pressão arterial adequada: Durante o esforço intenso o volume de fluxo sanguíneo coronariano aumenta cinco vezes para atender a demanda de oxigênio acima do nível de repouso. As artérias se dilatam para aumentar a circulação do sangue, reduzindo o esforço coronário com a queda da frequência cardíaca. A transpiração - a liberação de água e sais através do suor - também colabora para a redução da pressão arterial. É contra-producente adicionar uma peça de pressão que vai desequilibrar todo o processo.

3 - Preservação da respiração: Durante os exercícios o ritmo de respiração também aumenta, sendo utilizados músculos expiratórios e acessórios que não são utilizados durante a respiração passiva. É importante que haja total liberdade de espaço e movimento para a musculatura da região abdominal durante o esforço intenso.

4 - Higiene: Evitar o abafamento, tração e atrito da pele durante o aumento de temperatura do corpo que é regulado através do sistema de resfriamento promovido pela transpiração, ajuda a evitar alergias. Os sais da transpiração somados à oleosidade da pele formam uma camada nas barbatanas facilitada pelos cantos das canaletas de forma que a lavagem não é suficiente para remover totalmente esses resíduos aumentando a proliferação de bactérias.

Na nova versão do Elastique há um selamento interno que diminui esse processo, mas devido a outras desvantagens citadas continuamos desestimulando o uso da peça para tal finalidade.

5 - Durabilidade: O barbatanas de aço não são desenvolvidas para sofrer movimentos repetitivos. As barbatanas metálicas se mantidas ou dobradas constantemente podem deformar ou mesmo chegar a romper o tecido devido a pressão. Os sais da transpiração e constante umidade do suor tem efeito corrosivo sobre o aço das barbatanas, mesmo com o tratamento que recebe para ser resistente à água, portanto peças submetidas a desvio de função terão a vida útil reduzida.

6 - Incompatibilidade com a função da peça: As mudanças promovidas nos tecidos adiposo e muscular estimuladas por peças de compressão se dão no médio e longo prazo, portanto além de prejudicial para o corpo é inútil colocar a peça para fazer exercícios. Ela deve ser vestida novamente apenas após o corpo se recuperar da atividade física e ser utilizada nos períodos que causem menos desvantagens ao corpo.



Se você chegou agora no mundinho dos corsets e no Tight Lacing, não faça como a moça da entrevista que não pesquisou de verdade e ainda vai na TV falar algo sobre o que mal sabe contribuindo ainda mais para a má fama do Tight Lacing. É como sempre digo, o problema do Tight Lacing não é ele em si e sim o BOM SENSO de quem o pratica. Fique ligada:


SE INFORME, TIGHT LACING É ASSUNTO SÉRIO!



AH! Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes (clique aqui). Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de comprar um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar o Tight Lacing.


PARA COMPLETAR


Corset x Corselet
Que médicos devo ir pra ver se posso fazer TL?
Sugestão de exercícios para tightlacers (neste post tem o print do texto da sher que postei acima)
Corset para Tight Lacing é indestrutível? Dicas para não detonar seu corset
Pode fazer exercícios usando o corset? Pode fazer exercícios usando o corset? Reviewed by Iris on Rating: 5

4 comentários:

  1. Boa tarde Iris! Tenho acompanhado seu blog desde que vi um post de uma menina comentando sobre o TL. Decidi pesquisar bem e acabei caindo aqui. Concordo com tudo o que li até agora, sobre não ser a louca do corset. E estou com uma dúvida.
    Eu tenho uma falta de ar psicológica (já fui em diversos médicos, clínicos gerais e especialistas, e foi comprovado). Nisso, quando algo me aperta na região dos seios e a caixa torácica eu sinto essa falta de ar também. Tudo psicológico.
    Gostaria de saber se você tem.alguma dica que possa me dar sobre como usar o corset para o TL, conseguir o vinco na cintura (nada muito extremo, só a ampulheta marcadinha mesmo) sem sofre tanto com essas crises de falta de ar.

    Espero que continue com o blog. Tenho adorado tudo o que li e pude ter uma noção bem melhor do que é o verdadeiro TL.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, desculpe a super demora em responder, só agora vim conferir os comentários do blog que aguardavam moderação.

    Bom, não faz muito tempo teve um moça que tinha muitas coisinhas psicologicas em relação ao TL, ao aperto e eu meio que acompanhei o caso dela pois ela fazia MUITAS perguntas sobre doença relacionado ao TL e com o papo que tive com ela vi que ela era muito encanada com estas coisas justamente pq ela falou que era sensivel a aperto... pois bem... para resumir no caso dela ela demorou BASTANTE na parte do seasoning - mais do que a tabela sugestionada aqui no blog (seasoning é justamente o inicio, a fase de adaptação ao corset, a hora que vc usa o corset folgado e aos poucos vai fechando > http://tightlacing.blogspot.com.br/2016/11/pode-fazer-exercicios-usando-o-corset.html ) então esta fase inicial é importante já no normal, no seu caso MAIS ainda!

    No caso desta moça que mencionei ela respeitou bem o corpo dela, qq sinal de desconforto ela afrouxava o corset, esta fase inicial dela de adaptação foi bem mais longa.... infelizmente não vi mais ela falando do TL dela nos grupos, mas da ultima que li que ja estava bem mais acostumada com o corset.

    outro txt pra você ler que também já da umas dicas do que você pode fazer e ficar atenta >> http://tightlacing.blogspot.com.br/2016/08/ai-to-com-uma-dor-aqui-e-normal.html

    bjs e mais uma vez desculpe a demora na resposta ;)

    ResponderExcluir
  3. sou iniciante gostaria de saber se posso dormir com o corcelet? estou um pouco acima do peso vou fazer caminhadas diarias e 8 horas de corselet para diminuir medidas qto tempo posso ter resultado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corselets são peças que imitam um corset e não são adequadas para prática do Tight Lacing. Portanto, verifique qual peça realmente possui.

      A publicação já deixa claro os motivos dos quais não são indicados estas peças durante atividades físicas. Recomendo não insistir em usar desta forma.

      Medidas você perde com alimentação e exercicios, fazendo tratamentos estéticos, baixando o percentual de gordura no corpo e etc... geralmente quem faz tightlacing (uma modificação óssea) vê além de medidas mas sim a forma com que a silhueta lateral, principalmente a cintura, está se formando ao longo do treino )(.

      Tempo de resultado varia de corpo a corpo e ene outros fatores, afinal estamos falando de uma modificação óssea, a permanência de resultado gira em torno de 1 ano após atingir seu objetivo. O blog já possui uma vasta "coleção" de tópicos importantes que respondem não só esta dúvida como outras, acesse: http://tightlacing.blogspot.com/2015/11/tight-lacing-blog-topicos-mais.html

      Boa leitura ;)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.