recent posts

Antes de dar a opinião ou escrever sobre algo saiba do que está falando...

Hoje num grupo de Tight Lacing apareceu uma publicação de um personal trainer e achei interessante trazer a discussão aqui pro blog. Vamos lá:


Farei os esclarecimentos por partes para entender melhor cada ponto.

"TÉCNICA CORSELET PRA AFINAR CINTURA "

Não é corselet e sim CORSET, caso não tenha lido sobre a diferença de um e outro, clique aqui. Resumidamente o corselet evidencia a forma do corpo e o corset MODIFICA A FORMA natural do corpo.

Caso você queira saber sobre aquelas cintas tubo pretas que habitam as academias, leia mais aqui.


"só observado o crescente uso de de uma suposta técnica para afinar a cintura" 

A suposta técnica se chama Tight Lacing, caso não tenha lido sobre, clique aqui. A "suposta" técnica que não é tão suposta assim, existe há séculos e você pode encontrar artigos sobre o tema facilmente na internet bem como em livros sobre a história da moda, a maioria em inglês.

Resumindo, o Tight Lacing é o uso do CORSET (feito sob medida) por longos períodos do dia a fim de curvar suas costelas flutuantes e consequentemente afinar a cintura. A prática é demorada, depois de atingir as medidas que a pessoa deseja ela terá ficar por mais um ano usando esporadicamente o corset até que suas medidas se estabilizem permanentemente. 

Ressonância magnética (MRI) mostra órgãos da pessoa quando está de corset, mais detalhes clique aqui e aqui
A prática exige cuidados e as tightlacers brasileiras, reconhecidamente as mais preocupadas com a saúde. Além de praticar com uma peça feita sob medida, incluem mudanças na dieta, exercícios intensos para fortalecimento do abdômen e lombar além de consultas ao médico (ortopedista, angiologista e gastro) antes mesmo de começar a prática e até durante ela.

Existem as que não seguem as recomendações, ÓBVIO que existem, assim como existem pessoas que mesmo com todos os alertas sobre anabolizantes se entopem disso para ter resultados rápidos.


"...estão insanamente tentando devolver suas formas femininas, perdidas por: TREINOS inadequados de OBLÍQUO (equivocada ideia de reduzir a gordura lateral), Muita SOBRECARGA em exercícios como agachamento, remadas, roscas, sem a PROPRIOCEPÇÃO de ativar o músculo TRANSVERSO do Abdômen, além dos principais fatores que é o uso de abuso da combinação HORMÔNIOS e DIETA COM MUITO VOLUME DE ALIMENTOS, tentando forçar uma hipertrofia muscular que já está limitada geneticamente e acaba hipertrofiando somente a CINTURA.

Sim este ponto está correto, é por isso que inclusive este blog (opa, um blog?!) leva as leitoras dicas e videos para que a mulher não perca suas formas femininas por causa de profissionais incompetentes que infelizmente povoam muitas academias e não só elas. (leia mais aqui, aqui e aqui)



"...estes CORSELET (antigamente eles foram feitos para cinturas e não para formarem cinturas)...

Na verdade os CORSETS, que surgiram por volta do século XVI, foram criados para dar suporte aos seios e para manter a postura mais ERETA do corpo. Em meados do século XIX com o surgimento dos ilhoses e barbatanas de baleia o foco era a cintura, e assim começaram a surgir as cinturas minúsculas da época Vitoriana.



"Humanos, pensem! pensem!... MÚSCULOS NÃO SE DEFORMAM, ou seja, não vão conseguir alterar a estrutura morfológica, o máximo que pode acontecer é uma ACHATAMENTO DOS OSSOS das costelas que irá visivelmente dar a impressão de que ocorreu uma perda de diâmetro, as custas de uma PERDA DE SAÚDE na compressão de órgãos e funções orgânicas.


Sim, músculos não deformam. Qualquer pessoa com o mínimo se conhecimento em anatomia sabe disso MAS acredito que quem disse isso relacionado ao corset e ao Tight Lacing se equivocou bem.

O corset com a prática do Tight Lacing impede que estes músculos oblíquos hipertrofiem exageradamente, molda o tecido adiposo e além disso o corset com a pratica do Tight Lacing curva as COSTELAS FLUTUANTES fazendo com que a cintura fique mais evidente.

Antes e depois - Tight Lacing - Perfil Fitness - veja + aqui

Antes e depois - Tight Lacing - Perfil Fitness - veja + aqui


A perda de saúde só acontece quando a praticante de Tight Lacing não seguem as regras básicas indicadas: exercícios abdominais e lombares para tonificar o músculo que fica imobilizado durante o dia por causa do uso do corset, mudança na alimentação, fase de adaptação e consultas aos médicos, entre outras recomendações - inclusive espalhadas neste blog sempre com muita cautela e mostrando sempre que o exagero no Tight Lacing é perigoso e danoso, como pode ser visto no texto "Os efeitos colaterais do tight lacing exagerado."


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Assim como a musculação, tudo que há exagero faz mal e há a perda de saúde. Ostentar um corpo musculoso também nunca será sinônimo de saúde, muito menos que a pessoa é saudável. Ela pode ostentar músculos, consumir whey e frango como se não houvesse amanhã, restringir a alimentação e suprir a deficiência de nutrientes tomando cápsulas de vitaminas e outros suplementos ao baldes, detonar todas as articulações do corpo durante anos e em casa se entupir de anabolizantes e sabe-se lá mais o que.

Usar a imagem da Cathie Jung, uma 
tightlacer com pelo menos 15 anos de prática, que é reconhecidamente a exemplificação do EXAGERO no Tight Lacing, visa apenas o sensacionalismo e a polêmica em torno da prática. Infelizmente isso ficou evidente pelas informações superficiais sobre o Tight Lacing passadas pelo personal, a única intenção dele foi polemizar e não informar.

Seria o mesmo se eu colocasse uma imagem de um cara que abusou do anabolizante deformando as formas do próprio corpo, com graves problemas nas articulações, rins, fígado, coração e atribuindo a imprudência dele ao fisioculturismo e aos tais ciclos.

Leia, se informe, pesquise principalmente antes de escrever qualquer coisa sobre um assunto do qual você não domina e tenha algo em mente: TUDO QUE HÁ EXAGERO FAZ MAL e isso é para qualquer coisa nesta vida.




SE INFORME, TIGHT LACING É ASSUNTO SÉRIO!



AH! Não se esqueça, na lateral do blog você encontra diversos links para os tópicos mais importantes (clique aqui). Todos os links estão na medida do possível organizados por nível de importância, desde coisas para saber antes de comprar um corset como depois de comprar um corset, tem tudo que você precisa de informação para iniciar o Tight Lacing.



ps.: Infelizmente para comentar algo no perfil/publicação do tal personal você tem que adicioná-lo, como não quis ser mais uma na platéia dele me restringi a deixar os esclarecimentos por aqui mesmo.

Embora vi que ele se resume a rebater as meninas que pontuam os errinhos na publicação dele falando ou o que elas escreveram foi algo vindo de um blog e não de um artigo cientifico ou quando postam o artigo cientifico ele simplesmente ignora.

Assim é complicado trocar informações e conhecimentos né! ¯\_(ツ)_/¯

UPDATE


22/10/16 - + um "profissional" mas desta vez usando uma ILUSTRAÇÃO que vem de um livro do período VITORIANO que mostra o EXCESSO de quem usava CORSET na época para falar de CINTA DE ACADEMIA... Afinal faz todo sentido usar uma ilustração de séculos atrás para mostrar como funciona uma cinta de borracha que NUNCA terá o poder de deformar costelas e mover órgãos de lugar :D


Já é notório pra quem entende um cadinho de corsets que NÃO SE FAZ TIGHT LACING COM CINTA, ainda mais estas igual um tubo de academia, quer ler mais? Clique aqui e aqui.

Agora, se você quer saber mais do que o colega "informadíssimo" sobre a imagem que ele usou de maneira tão equivocada que na verdade mostra o EXAGERO no período vitoriano, clique aqui e aqui.
Antes de dar a opinião ou escrever sobre algo saiba do que está falando... Antes de dar a opinião ou escrever sobre algo saiba do que está falando... Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.