recent posts

Vasinhos, varizes, má circulação, trombose e o Tight Lacing

Olá pessoal, hoje vi um depoimento da corsetmaker Jerônima Baco, lá no grupo de Tight Lacing no Facebook e achei bacana trazer este alerta aqui pro blog. Vamos ao que interessa:

Olá pra todos, o post vai ser bem grande, mas vale a leitura pelo conteúdo e pela importância do assunto.

Alguns já me conhecem por aqui, sou corsetmaker da marca Jerônima Baco www.jeronimabaco.com.br, e nessa semana pensei que estaria escrevendo esse post nos grupos que participo contando para vocês sobre a minha felicidade em iniciar a prática do Tight Lacing, mas infelizmente não é o caso e talvez nunca o seja.

Há 5 anos trabalho com corsets e acompanho a modificação corporal de várias clientes, mas nunca tinha aderido a prática por diversos fatores:

- SEDENTARISMO: sempre me alimentei mal e nunca gostei de exercícios físicos.

- GASTRITE: enfrentei 2 gastrites severas que na época das crises me impediam de usar até os corsets para uso fashion.

- FALTA DE TEMPO: a minha agenda é complicada e encaixar os exercícios regulares/diários sempre foi uma grande dificuldade.

- VASINHOS: desde a adolescência tenho aqueles pequenos vasinhos (tipo arainha) nas pernas, pois venho de uma família onde as mulheres tem pré disposição genética á tê-los. Em 2014 passei por uma grande mudança de hábitos, aderi a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos (como resultado acabei perdendo mais de 10kg), fiz o tratamento para a gastrite, fiz um checkup de exames e agora em 2015 me sentia preparada para aderir ao Tight Lacing. Faltava apenas a consulta com o médico vascular (angiologista).

Pois bem, na consulta e no exame clínico superficial foi detectado que o meu problema circulatório era leve de grau 1. O médico disse que provavelmente me liberaria para a prática do Tight Lacing, mas por ser um treinamento de modificação corporal e por precaução ele pediria um exame mais profundo para verificar as veias. Foi pedido um ecodopller venoso de membros inferiores, que é um exame ultrassom (caro, diga-se de passagem).

RESULTADO: parte da minha safena esquerda já foi comprometida por refluxo sanguíneo e deverá ser retirada em uma cirurgia. Segundo o médico, caso não façamos a cirurgia e o tratamento com remédios o problema pode se agravar para uma trombose. E aí, já sabemos o que pode acontecer!

É comum eu ver meninas nos grupos e até no atendimento presencial aqui no ateliê não darem a devida importância nas orientações que nós corsetmakers tanto informamos. "Há, mas é só um probleminha, se eu começar a usar o corset e sentir algo eu paro. Não vou no médico não."

Imagina, se eu tivesse cometido essa imprudência?

Talvez com a resposta do tratamento, com empenho e determinação, com a realização de exercícios físicos (agora obrigatórios para o resto da vida) e acompanhamento médico... um dia eu possa aderir ao uso diário do corset. Talvez!

Confesso que me emocionei escrevendo esse post, o resultado do exame me abalou, mas acredito que uma das minhas missões seja elevar a auto estima de todos aqueles que se propõe a usar os nossos corsets. Isso me deixa satisfeita, feliz e me motiva a continuar com esse trabalho.

Para quem se dispôs a ler até aqui, espero que o meu relato sirva de exemplo e conscientização.

Antes do Tight Lacing prezem a saúde!

Grande abraço pra todos!

Imagens:

1 - pequenos vasinhos
2 - exame ecodoppler
3 - local onde a safena esquerda está comprometida
É isso pessoal, fica mais um alerta ai sobre a saúde x TL. Quando aconselhamos que precisa ir no médico fazer exames antes de fazer TL e tudo mais não é bobagem, TL é coisa séria e tem que se fazer com muita responsabilidade.

Beijos e bom treino.

[ UPDATE ]


23/09/15 - Acabei de ler uma pergunta num grupo e a resposta da Sher achei interessante trazer para cá pra completar. No caso a pessoa estava declarando que fez uma cirurgia nas varizes, então veio o comentário da Sher:

Se fez cirurgia de varizes infelizmente o treino não é aconselhado. Alguns especialistas podem liberar, mas apenas com uso concomitante de medicação para otimizar a circulação e a prática de exercícios aeróbicos além dos tradicionais abdominais e lombares.

04/07/2017 - Depois de 3 anos, olha que bacana! Atualização do caso da Iara (corsetmaker da Jeronima Baco Corsets)

Vasinhos, varizes, má circulação, trombose e o Tight Lacing Vasinhos, varizes, má circulação, trombose e o Tight Lacing Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.