recent posts

Curiosidades do Corset - Construção

Em geral os corsets são construídos com materiais flexíveis porém fortes, foi no século 19 que foi introduzido o aço a produção das barbatanas até então as barbatanas eram produzidas com ossos de baleia. Hoje em dia o aço e em espiral é usados em muitos corsets mais fortes.

As barbatanas de plástico são geralmente usadas em CORSELETS, que na verdade são peças que imitam a forma de um corset usando materiais bem mais flexiveis que os usados em um corset (vide duvidas frequentes para saber mais detalhes da diferença de um corset para um corselet.



O ofício da construção de um corset é conhecido como corsetry. Quem faz o corset é conhecido como corsetier (para um homem), cosertière (para mulher), ou as vezes simplesmente corsetmaker. (A palavra corsetry as vezes é usada como coletivo, um plural de corset)

De uns tempos pra cá a palavra DESIGNER DE CORSET esta sendo usada porém particularmente acho errada, uma pelo fato de já existirem palavras para designar a pessoa que trabalha na produção de um corset, estas usadas há séculos para se referir a quem esta envolvido em todo o processo de produção de um corset desde a concepção até sua execução , e outro ponto de vista q, uma vez que o profissional acaba desenhando e produzindo um corset com um design (forma/modelo) usado há séculos dentro do corsetry, mudando apenas o tecido e incluindo aplicações no mesmo, na minha opinião não caracteriza um trabalho de um designer que, além de outras atribuições, produz uma nova forma, um novo formato a algo que já existe ou já foi criado, mas quem sou eu para proibir o uso desta palavra não é......... é apenas uma opinião. ;)

A característica mais marcante do corset além de sua forma é seu laço (cordão) localizado no verso da peça, dependendo do que quer o corset pode ser amarrado em suas extremidades, apenas embaixo ou no meio ( o mais usado é o laço ficar no meio da peça e mais facil de fazer). Na época vitoriana os corsets eram fechados pela empregada doméstica ou mesmo pelo marido .

Fazer o laço sozinha de um corset (self-lacing) é uma tarefa dificil mas não impossivel, você pode estar vendo em dúvidas frequentes aqui do blog, tutoriais e até videos de como amarrar sozinha seus corsets. Alguns praticantes de tight lacing, que levam o TL como estilo de vida, bemmm a sério geralmente fecham o corset com ajuda de outra pessoa pois o objetivo é uma redução absurda da medida da cintura (cathie jung, lady jane são tightlacers que se virem alguns videos delas sempre tem alguem ajudando, pois sozinhas não conseguiriam diante a força absurda que tem q fazer para comprimir daquele jeito a cintura)

Logicamente este post não é para ajudar a construir um corset, apenas dar pitadas de algumas curiosidades sobre ele e sobre o ofício, mas caso queira modelos, moldes , você pode encontrar alguns links interessante na parte de LINKS IMPORTANTES aqui do blog, ou até mesmo DICAS DE LIVROS (na maioria importados) de como fazer um corset.

texto baseado: wikipedia - corset construction
Curiosidades do Corset - Construção Curiosidades do Corset - Construção Reviewed by Iris on Rating: 5
Tecnologia do Blogger.